O Comissariado da Infância e Juventude de Macapá está atento aos acontecimentos no mês das férias.

Com o objetivo de garantir a segurança e a integridade de crianças e adolescentes durante o período do Macapá Verão 2025, que acontece durante o mês de julho, o Comissariado da Infância e Juventude de Macapá intensifica as ações de fiscalização.

Duas equipes do Juizado, em veículos próprios, prometem estar acompanhando todos os eventos que movimentarão as férias (Foto e fonte: Secom/Tjap).

A unidade especializada integra o Juizado da Infância e da Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas de Macapá, que tem como titular a juíza Laura Costeira.

Segundo os coordenadores do Comissariado, Virgílio Vieira e Elivaldo Nunes da Silva, aproximadamente 15 profissionais estão envolvidos na operação, entre comissários, oficiais de proteção, policiais militares, agentes da Guarda Civil Municipal e voluntários de parceiros institucionais.

As equipes atuarão em conjunto para garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com foco na prevenção da venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.

De acordo com o coordenador do Comissariado da Infância e Juventude, Virgílio Vieira, foram disponibilizados cartazes educativos para os donos de estabelecimentos, informando sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Virgílio Vieira e Elivaldo Nunes da Silva explicaram que as fiscalizações serão feitas na orla, Praça Jacy Barata Jucá, Balneário da Fazendinha, Mercado Central e distritos. O Comissariado atuará de forma volante, com automóveis Vans da unidade, para percorrer esses locais.

 Identificação para prevenção

O Comissariado atuará, também, como ponto de apoio nos casos em que crianças e adolescentes se percam de seus responsáveis, auxiliando na localização e no reencontro com os responsáveis.

Conforme os coordenadores, para evitar que crianças se dispersem durante os eventos, as equipes distribuirão pulseiras de identificação com dados básicos de contato. Caso algum menor se desoriente, a equipe estará pronta para promover o reencontro com a família.