Rodolfo Juarez

 MAIS VOTOS I

A troca de nomes na bancada amapaense na Câmara dos Deputados, em Brasília, melhorou a representatividade do eleitor daqui, passando de 24,75% dos votos válidos apurados em 2022, para 29,17%, isso graças ao aumento na soma dos votos dos que foram empossados em comparação daqueles que foram deseleitos.

MAIS VOTOS II

Foram apurados, em 2022, 427.017 votos válidos (nominais + legenda) e os quatro deputados que foram deseleitos somaram 28.831 votos e os quatro deputados que tomaram posse no começo deste mês de agosto, somaram 47.498, foram 18.667 votos a mais e o suficiente para a melhora apurada na representação.

PREJUÍZO MAIOR

O maior prejuízo partidário para o troca-troca foi do PL que mandara 3 deputados para a Câmara Federal e ficou só com um, Vinícius Gurgel, uma vez que Sonize Barbosa e Silvia Waiãpi foram deseleitos. Também deixaram o cargo de deputado federal a Professor Gorete, do PDT e o Dr. Púpio do MDB.

EXPERIÊNCIA

Todos os deputados federais que foram deseleitos eram “marinheiros de primeira viagem”. Já os que assumiram depois de 30 meses de mandato, são considerados políticos com experiência de mandatos anteriores. Aline Gurgel (Republicanos) de um mandato e Professora Marcivânia (Federação Brasil) e André Abdon (PP) dois mandatos.

EM AVALIAÇÃO

Mesmo depois de tanta luta para assumir o cargo de deputada federal, em Brasília, Aline Gurgel (Republicanos) avalia a possibilidade de deixar, imaginem!, deixar o cargo de deputada federal, em Brasília, para a suplente Fátima Pelaes e continuar no comando da Secretaria de Estado da Assistência Social do Governo do Amapá.

EM COMPASSO DE ESPERA

Os eleitores do Republicanos, que tem Aline Gurgel como presidente e principal orientadora das políticas de interesses do partido no Amapá estão apreensivos com a possibilidade de ficar sem o mandato na Câmara Federal. Hildegard Gurgel, deputado estadual, é filiado ao União Brasil, casado com Aline, e estudioso da política local, pode ser aquele que vai dar a palavra final.

DIA MUNDIAL E MUNICIPAL DO FOTÓGRAFO E DA FOTOGRAFIA

Comemoramos hoje, 19 de agosto, o dia local mundial da Fotografia em homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção. Este aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce, que havia criado a héliographie alguns anos antes. Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot. Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.