Maikon Richardson garante que poucos setores se equiparam ao do petróleo como indutor da economia.
Em página eletrônica do Sebrae do Amapá o especialista em gestão de pequenos negócios, Maikon Richardson, publicou matéria tratando do assunto “exploração de petróleo na costa do Amapá” sugerindo uma questão interessante de como se beneficiar da exploração de petróleo na costa amapaense, destacando que poucos setores do desenvolvimento econômico se equiparam ao da exploração do petróleo.

A Petrobras realizou mais uma etapa das exigências para o licenciamento e está aguardando a avaliação do Ibama (Foto e fonte: Sebrae/AP).
Garante que o minério que representa a base da economia produtiva mundial é hoje uma realidade no Estado do Amapá, e pode ser transportado ao redor do mundo com relativa facilidade.
Com a confirmação da descoberta de Petróleo na costa do Amapá, investidores, grandes indústrias, e até o comércio local terão mais uma oportunidade de negócio altamente lucrativo e promissor no Estado. Já que o petróleo e o gás natural, além de gerarem combustíveis, como gasolina, óleo diesel e querosene de aviação, também são a base de diversos produtos industrializados.
E a complexidade da área petrolífera exige um intercâmbio de profissionais gabaritados, o que fará com que a economia local seja movimentada.
Com isso é importante saber como estar pronto para aumentar suas chances de lucrar, segundo a proposta, é importante entender as principais vantagens da exploração em setores como: transporte, produção de eletricidade, participação no comércio internacional e exportação direta do óleo e seus derivados.
Serviços
O setor de serviços tende a ser o primeiro a observar ganhos com a movimentação econômica relacionada à exploração de petróleo, visto que muitos profissionais de fora do Estado estarão envolvidos neste projeto.
Hotelaria e Gastronomia
Os setores de hotelaria e gastronomia também sentirão rapidamente os efeitos desse crescimento econômico. Com a implantação de uma plataforma de petróleo na costa amapaense haverá necessidade de pousadas e restaurantes na região, para atender a demanda de funcionários que irão atuar na plataforma.
Educação
O setor da educação também irá sentir rapidamente esses reflexos, visto que irão aumentar as demandas por profissionais técnicos no mercado. Assim, haverá necessidade de implantação de escolas com cursos voltados para o setor, para atender a demanda que passará a existir no Estado.
Peças e equipamentos
Por fim, mas não menos importante, o setor de peças e equipamentos serão essenciais para o desenvolvimento contínuo do projeto visto que as empresas envolvidas na exploração certamente terão demandas para manutenção e conserto dos equipamentos utilizados no desenvolvimento do projeto.