Ellen Lahandria, da Escola Estadual Munguba do Jari, de Vitória do Jari é a “senadora jovem” do Amapá

Ellen Lahandria Nogueira de Oliveira, aluna da Escola Estadual Munguba do Jari, da cidade de Vitória do Jari, Sul do Amapá, aluna da professora Hirlani Garcia Barros Maciel, é a representante do Estado do Amapá, em Brasília, na condição de “Jovem Senadora”, no período de 18 a 22 de agosto. A Escola Estadual do Munguba do Jari, cujo diretor é Dilcy Maria Santos Bizerra e como orientadora a professora Hirlani Glaucia Barros Maciel.

A representante amapaense de Vitória do Jari no Programa “Jovem Senador” e aprovação de autoridades nesta edição (Fotos e fonte: Agência Senado).

Desde ontem, dia 18/08, os 27 participantes da edição de 2025 do Programa Jovem Senador, um de cada estado e do Distrito Federal estão participando da Semana de Vivência Legislativa, no Senado da República.

A abertura da programação aconteceu às 9h da segunda-feira, 18/08 com a tradicional subida da rampa do Congresso Nacional.

A posse dos “Jovens Senadores” e a eleição da Mesa Diretora aconteceram às 11h, no Plenário do Senado e, em seguida, houve a diplomação no Salão Negro e, às 14 horas, foi aberta a exposição com as redações vencedoras e a instalação das comissões temáticas.

Durante a semana, os jovens vão conhecer o funcionamento do Senado e apresentar e discutir propostas que poderão se tornar projetos de lei. Também vão participar de visitas guiadas às demais sedes dos três Poderes – Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto – e a pontos turísticos como o Estádio Mané Garrincha, o Pontão do Lago Sul e a Torre de TV. Na quinta-feira pela manhã, dia 21/08, os estudantes se reúnem com o presidente do Senado, o amapaense Davi Alcolumbre.

A permanência dos jovens em Brasília inclui também a participação em palestras, audiências públicas e debates. Além da viagem – com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos – cada participante vai receber um notebook como prêmio. Os professores orientadores também acompanham os estudantes a Brasília e recebem notebooks.

O encerramento da programação está prevista para sexta-feira 22/08, às 9h, no Plenário do Senado, com a votação dos projetos apresentados na semana. As proposições serão publicadas no Diário do Senado Federal.

Jovem Senador

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa do Senado que oferece a estudantes do ensino médio de escolas públicas a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo e, especialmente, do Senado. A escolha dos participantes é feita através de um concurso de redação, organizado em em parceria com as secretarias estaduais de Educação.

Neste ano, o Programa Jovem Senador bateu recorde de participação, com 4.202 escolas públicas estaduais inscritas e cerca de 170 mil redações enviadas. O tema da redação foi “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”. A edição de 2025 também contou com o protagonismo feminino: das 27 redações selecionadas, 21 foram escritas por meninas.

Entre os critérios para a seleção das redações estão: estrutura, correção gramatical, domínio da norma culta, desenvolvimento do tema e originalidade.

Aprovação de autoridades

A sessão plenária de ontem, no Senado Federal, foi marcada pela produtividade e pelo compromisso com o fortalecimento das instituições. Iniciamos o processo de aprovação de autoridades indicadas para exercer funções em tribunais, conselhos e órgãos estratégicos, cuja missão é servir ao país com responsabilidade e espírito público.

Foram aprovadas as indicações de:

  • Greice Fonseca Stocker, para o Conselho Nacional do Ministério Público (vaga da OAB);
  • Ivana Lúcia Franco Cei, para o CNMP (vaga do Ministério Público dos Estados);
  • Fabiana Costa Oliveira Barreto, para o CNMP (vaga do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios);
  • Verônica Abdalla Sterman, para o cargo de Ministra do Superior Tribunal Militar (STM);
  • Maria Marluce Caldas Bezerra, para o cargo de Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ);
  • Carlos Augusto Pires Brandão, para o cargo de Ministro do STJ;
  • Patrícia Barcelos, para o cargo de Diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine).