A coordenador adjunta da Cevid/Tjap, juíza Elaine Cantuária, foi a Campo Grande/MS para ver de perto um exemplo.
A Comissão Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Amapá (Cevid/TJAP), em continuidade às ações da Campanha Agosto Lilás, no mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, intensifica esforços para a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Macapá.

A juíza Elaine Cantuária quando da visita a Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande/MS (Foto: Secom/Tjap).
Com este propósito, a coordenadora adjunta da Cevid, juíza Elayne Cantuária, realizou, na sexta-feira, dia 22/08, visita técnica à unidade de Campo Grande (MS), primeira do país, implantada há mais de uma década.
A visita teve como objetivo conhecer de perto os fluxos de atendimento e os mecanismos de integração que tornaram o modelo referência nacional.
Na ocasião, a magistrada foi recepcionada pela gestora da Casa, Cláudia Stephanini, e pela juíza Penélope Regasso, que apresentaram o funcionamento da rede de serviços.
Elas destacaram a importância do acolhimento humanizado e da agilidade na proteção às mulheres em situação de violência.
Segundo a juíza Elayne Cantuária, a visita foi fundamental para a construção do projeto no Amapá e afirmou que “foi uma visita extremamente produtiva. A cidade de Campo Grande foi pioneira e desenvolveu fluxos que, ao longo dos anos, foram testados e aprimorados. A partir dessa expertise, queremos construir um modelo que atenda às necessidades do nosso estado, e com isso garantir acolhimento qualificado, humanização e resposta rápida no combate à violência doméstica. As mulheres de Macapá merecem esse serviço de excelência.”
A futura Casa da Mulher Brasileira de Macapá reunirá, em um só espaço, serviços essenciais da rede de proteção, como atendimento psicossocial, jurídico, delegacia, Ministério Público e Defensoria Pública.
A proposta é assegurar atendimento integrado, seguro e sem revitimização.