Além do presidente do Inmetro estiveram presentes ao evento representantes do Ipem que funcionam em outros estados.

O Governo do Amapá entregou, na quarta-feira, 10/09, o prédio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AP), completamente reformado. O prédio está situado na Zona Norte de Macapá. A solenidade, para a instituição e seus funcionários, que atua na defesa do consumidor, representa um marco administrativo que garante a qualidade e a quantidade dos produtos e serviços anunciados e disponibilizados no mercado.

Manutenção do prédio trouxe mais qualidade de trabalho para os servidores do órgão (Foto: Israel Cardoso/GEA).

Durante o evento foi assinado o termo de intenção para a abertura de dois novos postos avançados do Ipem nos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque. A proposta é ampliar a presença do órgão no interior, aproximando os serviços da população e fortalecendo a política de descentralização promovida pelo Governo do Amapá.

A recuperação do prédio onde funciona o Instituto inclui melhorias estruturais com a reforma do forro, pintura geral e melhorias em toda a área externa, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e mais conforto para os cidadãos que utilizam diariamente os serviços do Instituto.

A atualização da infraestrutura também fortalece a atuação em áreas como metrologia, verificação de instrumentos de medição e fiscalização de produtos regulados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Para o diretor-presidente do Ipen no Amapá, “esta manutenção predial é um motivo de alegria. Foi realizada reforma no forro, pintura geral, capeamento de todo terreno. Desta forma, além de trazer conforto ao nosso servidor, também garantimos um atendimento de melhor qualidade ao cidadão”.

Na solenidade, o diretor-presidente Samuel Sales anunciou ainda a criação do aplicativo Fala Consumidor, que está em fase de testes. A nova ferramenta permitirá ao cidadão registrar denúncias, tirar dúvidas e acompanhar solicitações de forma prática e rápida, fortalecendo a defesa dos direitos do consumidor no estado.

Para o presidente do Inmetro, Marcio André Brito, “esta é mais uma grande demonstração da parceria entre o governo federal e o governo do estado. Após 17 anos, o Inmetro viabilizou os recursos necessários para a reestruturação do nosso braço executivo no estado, tudo para garantir um serviço de maior qualidade para a população do Amapá”.

O evento contou com a presença de autoridades estaduais e federais, além de representantes dos Institutos de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro, Pará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Acre, reforçando a integração entre os órgãos de metrologia no país.