Josiel Alcolumbre – Jornalista

Três grandes momentos foram importantes para o desenvolvimento das atividades do Sebrae no Amapá, o qual tenho a honra de presidir o seu Conselho Deliberativo: a ampliação de oportunidades para empresas amapaenses na rodada de negócios na 54.ª Expofeira, o workshop sobre inclusão e empreendedorismo nas periferias e a participação de empreendedores do Amapá na Amazontech 2025, realizado em Roraima.

A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional.

Seu propósito é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável, oferecendo conhecimento, capacitação e acesso a mercados e tecnologias.

E neste rumo que o Sebrae no Amapá, desde quando assumi a presidência do Conselho Deliberativo, avança estimulando a criação e o desenvolvimento de novas empresas e a mentalidade empreendedora na sociedade, ajudando os pequenos negócios a se tornarem mais competitivos, com foco em inovação, acesso a mercados e tecnologias.

A orientação permanente, em nome dos conselheiros, é agora no sentido de contribuir para um crescimento econômico que seja sustentável, abrangendo o impacto social e ambiental. Para isso entendemos que facilitar o acesso a novas oportunidades, parcerias, conhecimentos, produtos e serviços é fundamental para os empreendedores.

Ainda tratamos de procurar simplificar e agilizar o ambiente de negócios, tornando-o mais favorável ao empreendedorismo.

Para, finalmente, apresentar o objetivo principal: fortalecer a economia do país através da força e do desenvolvimento dos pequenos negócios.