Cursos de Geologia e Geofísica constituíram a pauta prioritária do encontro entre Josiel Alcolumbre e Kátia Paulino.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realizaram, na sexta-feira, 05/09, reunião na sede da universidade com o objetivo de discutir a oportunidade de formação de profissionais para atuar na cadeia produtiva do petróleo e gás no estado.

A parceria estratégica avança nos debates sobre qualificação técnica para a indústria de Petróleo no estado com a implementação dos cursos de Geologia e Geofísica (Foto e fonte: UCM do Sebrae-AP).
O encontro objetiva reforçar o compromisso das duas instituições em preparar profissionais e abrir caminhos para o desenvolvimento do estado Amapá.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Josiel Alcolumbre, destacou durante a reunião que esse movimento representa uma convergência de esforços e interesses entre instituições que precisam estar comprometidas com o futuro da população local e com o desenvolvimento sustentável da indústria do petróleo e gás na região.

Josiel Alcolumbre, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae do Amapá (Foto e fonte: UCM do Sebrae-AP).
“Em 2023, formalizei uma solicitação à Ueap para a criação de cursos superiores voltados à formação de profissionais para o setor. Recentemente, fui informado pela reitora Kátia Paulino, que a universidade está conduzindo estudos de viabilidade técnica e econômica para a implantação dos cursos de Geologia e Geofísica, áreas estratégicas que irão preparar, em nível superior, os futuros profissionais que atuarão nessa cadeia produtiva tão promissora para o Amapá”, disse o presidente, Josiel Alcolumbre.
De acordo com a reitora da Ueap, Kátia Paulino, a reunião foi marcada por discussão de temas de interesse local e extremamente produtiva objetivando a criação de cursos de graduação e pós-graduação voltados à indústria do petróleo e gás.
“O fortalecimento do diálogo com o Sebrae tem sido constante, sempre com o objetivo de preparar a sociedade amapaense para essa nova fase que o estado está prestes a viver e que, na verdade, já começa a se concretizar. A universidade tem um papel essencial nesse processo: atuar de forma ativa e estratégica na formação dos profissionais que irão compor essa nova cadeia produtiva”, explicou a reitora, Kátia Paulino.

Aspecto do encontro entre o presidente do CD do Sebrae no Amapá, a reitora da UEAP e técnicos (Foto e fonte: UCM do Sebrae-AP).
Memória
A entrada do Amapá na rota da Margem Equatorial ganhou força entre 2023 e 2025, com a atuação estratégica do Sebrae no setor de petróleo, gás e energia. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Josiel Alcolumbre, conduziu ações para preparar o ecossistema local, promovendo missões técnicas e participações em fóruns nacionais e internacionais. O resultado foi o fortalecimento dos pequenos negócios e o avanço do desenvolvimento territorial sustentável na região.