A iniciativa busca fortalecer projetos que gerem renda, autonomia, oportunidades e contribuam para integração social.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), que tem o seu Conselho Deliberativo presidido pelo empresário Josiel Alcolumbre, realizou o workshop regional “Propondo caminhos para inclusão produtiva em territórios vulneráveis”, marcando o início de uma série de ações voltadas a potencializar o empreendedorismo em comunidades de baixa renda.

O Workshop foi realizado no prédio sede do Sebrae do Amapá com a participação de técnicos no Sebrae Nacional e de Ong (Foto: Unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae do Amapá).
O encontro aconteceu na sede do Sebrae, em Macapá, na Sala do Conhecimento e reuniu gestores públicos da assistência social, representantes de ONGs e parceiros estratégicos do Sebrae.
A gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Cardoso, destacou que o Sebrae acredita no potencial empreendedor e criativo das comunidades e que nelas surgem as oportunidades de negócio, onde a economia local realmente se movimenta.
Durante o evento, a gestora de Inclusão Socioprodutiva do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae Nacional, Helena Rego apresentou os resultados da pesquisa “Empreendedorismo nas Periferias da Região Norte”, realizada em parceria com o Instituto Locomotiva.
O estudo está sendo divulgado em todas as regiões do país e tem como objetivo subsidiar estratégias e políticas voltadas a públicos em situação de vulnerabilidade social.
O workshop começou com a palestra “Caminhos para Incluir: a estratégia do Sebrae de inclusão socioprodutiva”, apresentada pela gestora Helena Rego. Em seguida, foi realizada a Oficina Regional “Propondo Caminhos para Inclusão Produtiva em Territórios Vulneráveis”, conduzida por gerente de pesquisa do Instituto Locomotiva, Carolina Tonussi e a analista sênior do Instituto Locomotiva, Nina de Oliveira, empresa especializada em inteligência de mercado e estudos sobre o comportamento do consumidor.
A coordenação local do workshop foi realizada pela gerente Célia Cardoso e pela gestora de projetos, Araúna Almeida.