Josiel Alcolumbre – Jornalista

 Cada vez que temos a oportunidade de apresentar o Estado do Amapá em feiras e seminários, mas me convenço de que o Amapá pode ser o local de sustentação de um plus para o seu próprio desenvolvimento e o desenvolvimento da Região Amazônica e do Brasil.

Recentemente estivemos participando da 1.ª fase da Feira de Canton Fair. conhecida como Feira de Importação e Exportação de Cantão, é um dos eventos comerciais mais importantes e abrangentes do mundo. A feira ocorre duas vezes por ano, na primavera e no outono, na cidade de Guangzhou, na China.

Quando tive a oportunidade de me manifestar sobrea a Canton Fair, não exitei em afirma que aquela feira é uma verdadeira escola, com reflexão e transformações permanentes, deixando bem claro que o desenvolvimento econômico do Amapá também depende do sucesso, expansão e arrojo dos empreendedores daqui.

Estou convicto de que se cada um dos empresários que estiveram na feira, multiplicar o que aprendeu, impactaremos milhões de brasileiros e, assim, poderemos despertar, na maioria da nossa população, a consciência de que o futuro do Brasil está em nossas mãos.

Foram levantados e analisados temas relevantes como importação estratégica, logística internacional e e-commerce, com foco na ampliação da integração comercial entre Brasil e China.

Organizada pelo governo chinês com foco na exportação, o evento, que acontece duas vezes por ano, reúne mais de 35 mil expositores por edição, distribuídos em três fases que cobrem praticamente todos os setores produtivos. Em 2025, a 138ª edição teve a 1.ª fase realizada  15 de outubro a 19 de outubro, a 2.ª fase será de 23 a 27 de outubro e a 3.ª e última fase, de 31 de outubro a 4 de novembro.