Três cúpulas estão previstas durante a realização da COP30: Cúpula dos Líderes, Cúpula dos Povos e a Conferência.

As obras integradas da COP30 em Belém foram tema de coletiva técnica realizada no começo do mês de outubro, no Parque da Cidade. O encontro reuniu representantes dos governos federal e estadual, além de outras instituições com o objetivo de detalhar o andamento da preparação da capital paraense para receber a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, no próximo mês.

Da esquerda para a direita: Adler Silveira, secretário de estado; Olmo Borges, diretor da COP30; Ciência e Tecnologia para a Amazônia, Dorival Costas; e Carlos Carboni, Itaipú Binacional (Foto: Rodrigo Pinheiro/AG. Pará).

Segundo as informações prestadas, no âmbito do Governo do Pará estão listadas mais de 30 obras estruturantes, com investimento de R$ 4,5 bilhões, que preparam a cidade para sediar o maior evento climático do planeta.

Segundo o secretário Adler Silveira, os investimentos não apenas atendem às necessidades imediatas da COP30, mas deixam transformações permanentes para a população.

Entre os projetos em execução – fase final – estão as obras de macrodrenagem e saneamento em 13 canais da cidade, além da construção da rede de esgotamento sanitário do Ver-o-Peso, um dos principais cartões-postais da capital.

Essas intervenções vão beneficiar diretamente mais de 500 mil pessoas, reduzindo alagamentos históricos, ampliando a rede de esgoto e revitalizando espaços de convívio urbano.

Blue Zone e Green Zone

A montagem das estruturas temporárias que vão abrigar as negociações internacionais e atividades paralelas também está em ritmo acelerado. No Parque da Cidade, 95% das tendas já foram erguidas e 85% dos pisos especiais foram instalados. Algumas áreas dos pavilhões já começaram a ganhar forma, como os setores de credenciamento, entrada principal, sala VIP e estandes temáticos.

O diretor de Infraestrutura da COP30, Olmo Borges Xavier, destacou a eficiência dos trabalhos e reforçou o compromisso com os prazos afirmando que as estruturas estão dentro do cronograma e, até o final do mês de outubro, tudo estará pronto para receber os líderes mundiais esperados para a Cúpula dos Líderes e os 50 mil participantes que virão a Belém durante a COP 30”, afirmou.