Josiel Alcolumbre – Jornalista

 Recentemente estivemos em visita orientada na BYD, uma gigante global na produção de veículos elétricos e híbridos, que atua com destaque no setor de eletrônicos e soluções de energia renovável.

A empresa é referência na transformação tecnológica e ambiental que define o século XXI. tem sua sede em Shenzhen, região conhecida como o “Vale do Silício da China” e representa um compromisso sólido com a inovação sustentável, a energia limpa e o desenvolvimento econômico aliado ao cuidado com o planeta.

BYD significa Build Your Dreams (Construa Seus Sonhos). A gigante tecnológica chinesa começou como fabricante de baterias em 1995 e se tornou uma líder global em veículos elétricos e híbridos.

Em 2023, a empresa superou a Tesla em número de veículos elétricos produzidos, assumindo a liderança em vendas, devido o seu rápido crescimento e, no primeiro semestre de 2025, superou a Hyundai, tornando-se a 4ª maior montadora do mundo em vendas, com mais de 2 milhões de veículos vendidos.

Além de carros de passeio, a empresa também produz ônibus, caminhões elétricos e sistemas de armazenamento de energia. O lançamento da bateria Blade é uma das inovações mais notáveis da BYD, conhecida por ser extremamente segura após passar por testes rigorosos. Ela equipa diversos modelos da marca.

A e-Platform 3.0 é uma plataforma de veículos elétricos que integra e gerencia componentes essenciais, otimizando a eficiência e a autonomia. Promete uma redução de 10% no consumo de energia em relação a outros veículos da mesma categoria.

Usa a tecnologia DM-i, um sistema híbrido inteligente que permite que os veículos operem em modo 100% elétrico por trechos urbanos (até 120 km) e gerenciem a energia de forma eficiente para otimizar o consumo.

No Brasil a BYD chegou em 2015, inicialmente com a montagem de ônibus elétricos. Desde então, sua presença no mercado de veículos elétricos e híbridos tem crescido de forma acelerada, superando marcas consolidadas.

Com fábrica em Camaçari, na Bahia, inaugurada em outubro de 2025, a BYD viu nascer sua primeira fábrica no Brasil, com um investimento de R$ 3 bilhões. A meta é duplicar a capacidade de produção para 600 mil carros anuais e liderar o mercado brasileiro de eletrificados até 2028. A empresa já ultrapassou a marca de 170 mil veículos eletrificados vendidos no país, consolidando sua liderança no segmento.