Rodolfo Juarez
EMPREGO
A partir das políticas públicas do Governo do Estado, de janeiro a setembro de 2025, foram gerados 7.409 empregos com carteira assinada no Amapá, um crescimento de 7,76%, mais que o dobro da média nacional. É o que aponta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
AVANÇO CONTÍNUO
O levantamento revela o avanço contínuo do Amapá com índices superiores à média nacional, de 3,64%, e da região Norte, com taxa de 4,59%. Os números reforçam os resultados das ações estratégicas da gestão estadual, com impacto direto no setor econômico, que vem apresentando um dos maiores ciclos de geração de empregos formais.
VETOS
Em meio à crise entre o Planalto e o Legislativo, o Congresso analisa vetos de Lula à lei de licenciamento ambiental. Em agosto, o presidente barrou 63 dos 400 pontos do dispositivo que flexibiliza e simplifica regras para obtenção de licenças no setor. Diante do clima tenso, existe a possibilidade de a votação ser novamente adiada.
IMPOSTO DE RENDA
Lula sancionou a lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. O evento não contou com a presença de Hugo Motta e Davi Alcolumbre. Os chefes do Legislativo estão descontentes com o governo e se distanciaram nos últimos dias. O presidente não comentou as ausências.
VISÃO DO TARÓLOGO
O tarólogo Luiz Filho, do canal Renascer das Cartas, no Youtube, puxou as cartas para o Verdão, sendo a de “nove de paus” como a da resistência, e a da “torre”, que poderia significar a perda de algum jogador no meio do jogo. Para o Rubro-Negro, as cartas mostraram a “imperatriz”, que poderia ser de ter oportunidades no jogo, e do “ás de espada”, que seria de poder de decisão e escolha.
GATO VIDENTE
A taróloga Milena Vitoreli analisou as cartas, e segundo ela, o duelo será marcado pelo equilíbrio e pode ser decidido nos pênaltis. Já Milu, conhecido nas redes sociais como o “gato vidente”, apontou o possível vencedor. Entre dois potes de ração, um com o escudo do Flamengo e outro com o do Palmeiras, o “vidente felino” escolheu a equipe comandada por Abel Ferreira.