Josiel Alcolumbre – Jornalista
O engajamento do Sebrae-AP na COP30 é altamente positivo, focado em impulsionar negócios sustentáveis e a bioeconomia na região, alinhando os pequenos negócios à agenda climática global. O Sebrae-AP viu e participou do evento como uma oportunidade estratégica para transformar o ambiente de negócios local.
Para tanto O Sebrae-AP realizou uma série de ações pré-COP30, incluindo reuniões de alinhamento e discussões sobre a participação da instituição no evento. O objetivo sempre foi capacitar empreendedores locais em práticas sustentáveis, economia circular e certificações ambientais.
Em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Sebrae-AP inaugurou um espaço dedicado, em Macapá, para fomentar negócios sustentáveis e oferecer suporte aos empreendedores. O objetivo do presidente do Conselho Deliberativo, dos demais conselheiros e dos funcionários do Sebrae-AP sempre foi dar visibilidade às startups e aos produtos amapaenses que entram na linha de inovação e bioeconomia, inclusive em eventos como o Inova Amazônia Summit e lojas colaborativas.
O Sebrae-AP produziu e entregou material institucional, como: camisetas, ecobags etc. para o Governo do Amapá, visando a divulgação da identidade do estado na COP30.
Por isso se dizer com a maior tranquilidade que a atuação do Sebrae em nível nacional e estadual incluiu discussões sobre a importância do financiamento e da capacitação para que os pequenos negócios possam integrar a agenda climática, destacando programas como o Acredita Sustentabilidade.
A avaliação geral indica um esforço concentrado para garantir que os pequenos negócios do Amapá não apenas participem, mas também se beneficiem das oportunidades econômicas e de visibilidade geradas pela COP30, com um forte enfoque na sustentabilidade e no desenvolvimento regional.