O destaque entre o presidente do CD Sebrae e o ministro de Estado circundou na importância dos micros e pequenos.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, acompanhado do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, recebeu o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, no estande da instituição, localizado na Zona Verde (Green Zone) da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada no Parque da Cidade, em Belém (PA).

Durante a agenda oficial da Conferência da ONU, em Belém do Pará, o presidente do CD do Sebrae-AP destaca ações de sustentabilidade e reafirma o papel dos micros e pequenos negócios no desenvolvimento (Foto e fonte: UMC/Sebrae-AP)

Durante a visita, foi apresentada ao ministro, a Loja Colaborativa Sebrae, espaço que reúne produtos da bioeconomia de todos os biomas do Brasil, uma iniciativa que valoriza a diversidade regional e o empreendedorismo sustentável.

Na programação da COP30, o presidente, Josiel Alcolumbre, participou como painelista no debate Economia Circular e os Pequenos Empreendedores na Implementação Climática.

O presidente destacou que na Loja Colaborativa do Sebrae, há pelo menos quatro (4) micro e pequenos negócios representando cada estado do Brasil, inclusive do Amapá.

Também afirmou que é uma honra receber o ministro amapaense no estande e evidenciou sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil, especialmente por meio do apoio aos pequenos empreendedores.

“Hoje, 95% dos empregos gerados na iniciativa privada vêm de micro e pequenos negócios. É inquestionável que esse setor merece mais atenção, pois é impulsiona a economia e gera oportunidades. Essa é a raiz da solução dos nossos desafios econômicos”, disse o presidente, Josiel Alcolumbre.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, agradeceu e reconheceu a missão do Sebrae e contribuição no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. A instituição tem um papel essencial na redução das desigualdades e na valorização dos pequenos empreendedores, especialmente aqueles que colocam a comida na mesa dos brasileiros.

“Quero homenagear a todos que estão participando aqui enquanto empreendedores, produtores na COP30. Faço um reconhecimento especial à dona Antonia Bezerra, empreendedora amapaense da Amazon Bioprotein, que apresenta seus suplementos vegetais com a Farinha de Cariru na Loja Colaborativa Sebrae. Esse é um exemplo concreto de como o empreendedorismo na Amazônia e a bioeconomia estão se fortalecendo”, disse o ministro, Waldez Góes.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, os pequenos negócios são uma das principais ferramentas do país para promover o desenvolvimento regional, área estratégica sob a liderança do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

“Fortalecer esse segmento é essencial para gerar oportunidades e impulsionar a economia de forma descentralizada e inclusiva”, afirmou o diretor Bruno Quick.

COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, acontece no período de o10 a 21 de novembro, em Belém (PA). O evento reúne líderes mundiais, cientistas, organizações e representantes da sociedade civil para discutir soluções globais frente à crise climática e o Sebrae no Amapá participa da programação técnica do evento.