Os dados refletem avanços nas três perspectivas do planejamento estratégico nacional:  aprendizado e crescimento.

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou, na quinta-feira, 11/12, a Reunião de Análise da Estratégia (RAE), com apresentação dos resultados consolidados de 2024, dados prévios da execução de 2025 e as prioridades que orientarão a atuação institucional em 2026.

A reunião encerrou com a aprovação das propostas a serem levadas ao Comitê de Gestão Estratégica e consolidadas no ciclo 2026 do planejamento institucional. (Assessoria de Comunicação do MP-AP).

A exposição foi conduzida por Éder Quintas, gerente da Divisão de Gestão Estratégica, e por Mardem Filho, assessor executivo do Planejamento Estratégico, para os membros do Comitê de Gestão Estratégica: procurador-geral de justiça, Alexandre Monteiro; corregedora-geral, Estela Sá; subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Clara Banha; e o promotor de justiça e coordenador da Coordenação-Geral dos Centros de Apoio Operacional (CGCAO), Miguel Ferreira. Outros membros acompanharam por videoconferência.

Durante o encontro, a equipe técnica apresentou o desempenho completo do Radar Estratégico Nacional (CNMP) 2024, no qual o MP-AP atingiu 85,48% de execução, superando a meta nacional (60%), a meta interna (70%), a média da Região Norte (84,26%) e o índice do Ministério Público brasileiro (83,99%).

Os dados refletem avanços nas três perspectivas do planejamento estratégico nacional:  aprendizado e crescimento, resultados para a sociedade e processos internos.

A análise também apresentou indicadores prévios de 2025 e o planejamento para 2026, que reúne mais de 100 ações estratégicas, distribuídas entre áreas finalísticas e administrativas. Na projeção preliminar para o Radar 2026 já foram cadastradas 37 ações, envolvendo 41 unidades, com destaque para Secretaria-Geral, PGJ e CGCAO.

Outro ponto detalhado foi o desempenho dos OKRs 2025, com média geral de 71,13%, e resultados expressivos como os da 2ª Promotoria da Saúde Pública (103,16%), CAO Saúde (103,57% e 100%) e Coordenação da Infância e Juventude, com 315,48%. Na plataforma Scoreplan, o relatório registrou 42 participantes e 31 unidades envolvidas nos treinamentos, consolidando a integração das equipes às ferramentas de gestão. OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que em português significa Objetivos e Resultados-chave. É uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas para definir e acompanhar objetivos estabelecidos e resultados mensuráveis.

Planejamento 2026

Para 2026, um total de 38 ações estratégicas estão cadastradas. São iniciativas nas áreas de segurança pública e combate à criminalidade; proteção de direitos fundamentais e grupos vulneráveis; logística reversa e sustentabilidade ambiental; políticas sociais e assistência à infância e juventude; geoprocessamento e inteligência territorial; direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais.

Para o MP-AP, a consolidação das ações estratégicas para 2026 representa um avanço significativo na maturidade do planejamento institucional. O alto índice de registro no Scoreplan (80,5%) evidencia o compromisso com a transparência, rastreabilidade e governança das iniciativas estratégicas.

Em seguida, Mardem Filho explicou o papel central da reunião para o ciclo estratégico do órgão, com apresentação de dados: “Tivemos um desempenho expressivo no Radar Nacional, alcançando 85% de execução, mais de 15 pontos percentuais acima da meta.

O processo permite que o órgão estabeleça, com clareza, o que será priorizado em 2026, que terá mais de 100 ações envolvendo unidades finalísticas e administrativas, desde inteligência, investigação, autocomposição e fiscalização de políticas públicas, até iniciativas internas de tecnologia, gestão de pessoas e sustentabilidade. É um direcionamento essencial para a instituição”.

Os membros presentes destacaram a importância da consolidação dos indicadores para garantir continuidade, aprimoramento dos serviços e atuação uniforme em todo o estado.

A reunião encerrou com a aprovação das propostas a serem levadas ao Comitê de Gestão Estratégica e consolidadas no ciclo 2026 do planejamento institucional.