Josiel Alcolumbre – Jornalista

Estamos chegando ao final do ano de 2025. Um ano de muito trabalho e de muitas conquistas para o empreendedor amapaense: micro, pequeno, médio e grande empreendedor.

Um ano no qual se viu abrir as cortinas do desenvolvimento depois de muito trabalho e de algumas incertezas.

O desenvolvimento tratado como um processo contínuo de crescimento, evolução e progresso, e como um processo pessoal, intelectual, especialmente quando trata do desenvolvimento da sociedade (econômico, social, sustentável), ou em contextos específicos, implica em aprimoramento, expansão de capacidades e melhoria na qualidade de vida de uma sociedade

Desenvolvimento contínuo pode ser definido como a busca incessante por aprendizado e aperfeiçoamento de habilidades técnicas ou de comportamento ao longo da vida profissional e da vida pessoal para se manter adaptável e atualizado em um mundo em constante transformação que envolve autoconhecimento, disciplina, feedback constante e o uso estratégico de novas ferramentas e conhecimentos.

No contexto empresarial, nicho específico do Sebrae, as empresas incentivam o crescimento dos talentos com treinamentos e cursos, promovendo a inovação e a resiliência das equipes que precisam ser inovadoras, competitivas e preparadas para os desafios do mercado.

Se trata de mentalidade com um objetivo de nunca parar de evoluir, seja para crescer no mercado, seja para se adaptar a um mundo em constante mudança, alinhando o desenvolvimento individual aos objetivos organizacionais.

Foi assim, acreditamos no desenvolvimento do Região e do Estado do Amapá, que trabalhamos alinhado ao esforço de uma grande equipe, acreditando que a exploração do petróleo na costa do Amapá é uma oportunidade para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida das pessoas pelo processo educativo pessoal e pela objetividade das micros, pequenas, médias e grandes empresas.