Josiel Alcolumbre – Jornalista

Estamos em um dos melhores momentos para o empreendedor brasileiro e especialmente para o empreendedor amapaense.

Nesse momento do ano, o Natal, os horários são estendidos, as motivações são diferentes e a movimentação, especialmente no comércio é intensa, animadora e demonstrativo de bons resultados e, em consequência, há motivação especial para confiar, acreditar e consolidar escolhas.

Empreendedores e colaboradores são naturalmente animados pelos resultados. Nesse momento todos ficam satisfeitos: as metas são “batidas” e os resultados são aferidos positivamente.

A economia brasileira, assim como a maioria das economias modernas, é tradicionalmente dividida em três setores principais: o setor primário (agricultura, pecuária, extrativismo), o setor secundário (indústria e construção) e o setor terciário (comércio e serviços), sendo este último o que mais contribui para o PIB do Brasil atualmente, seguido pela indústria e depois pela agricultura.

Como se observa o comportamento econômico da sociedade amapaense está em linha com o comportamento da sociedade brasileira que tem a concentração maior de resultados nos negócios praticados está nos limites do setor terciário, ou seja, comércio e serviço.

O Sebrae no Amapá, através de seus órgãos de colégio e administrativos,  durante todo o ano de 2025 concentrou esforços no sentido de capacitar os empreendedores micros e pequenos e com o objetivo de melhorar os resultados ao que, como resposta, nos dá a nítida impressão de que os objetivos foram alcançados.

As pesquisas conduzidas por organizações do comércio e a resposta positiva da sociedade com relação aos serviços, demonstram a importância do setor terciário no Estado do Amapá, o que dá a certeza de que as políticas públicas desenvolvidas pelo Sebrae-AP estão de acordo com os interesses da sociedade local.