O senador foi reeleito para o segundo mandato de senador representando o Estado do Amapá na Câmara Alta do País.
Reeleito para o segundo mandato de senador, Davi Alcolumbre (União-AP), e que já foi vereador e deputado federal por três mandatos, hoje é um dos principais nomes do Senado da República.
No Senado desde 2015, assumiu relatorias importantes e cargos de destaque, como a Presidência do Senado no biênio 2019-2021 e a Presidência da Comissão de Constituição e Justiça. Logo depois da posse afirmou que no novo mandato vai se dedicar à diminuição das desigualdades sociais e ao processo de desenvolvimento econômico do Amapá.
Davi Alcolumbre é do União Brasil e nas eleições gerais de 2022, foi reeleito para ocupar o segundo mandato no Senado Federal compondo a legislatura que começou no dia 1º de fevereiro de 2023.
Na Casa desde 2015, Alcolumbre assumiu cargos de destaque e relatorias importantes. Foi o primeiro amapaense no comando do Senado Federal, no biênio 2019-2021. Davi já destacou em plenário a importância das ações aprovadas durante a pandemia pelos senadores na sua gestão como presidente da Casa.
Entre elas a fixação do auxílio emergencial em seiscentos reais, o socorro às micro e pequenas empresas por meio do PRONAMP, o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus e a destinação de recursos para a pesquisa, desenvolvimento e distribuição da vacina.
Em 2021, o senador reeleito assumiu a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, sendo o responsável pela condução do colegiado na votação projetos e indicações de autoridades, como a indicação do ministro André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal. Em 2022, foi o relator de Plenário da PEC da transição, que garantiu recursos para o pagamento de programas sociais no Orçamento da União, e, agora em 2023, também relatou o projeto que autorizava intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal.
Davi Alcolumbre falou sobre o que pretende fazer durante o novo mandato. “Compromisso de fazer um novo mandato, focado na diminuição das desigualdades sociais. Um olhar social para a saúde pública do Amapá, sem descuidar das outras áreas, mas tendo a certeza absoluta de que nós precisamos fazer do Amapá o estado que todos merecemos. O processo de desenvolvimento econômico do Amapá começa agora. Mais uma missão… gerarmos emprego, gerarmos renda e melhoramos o ambiente para termos um estado mais justo, com menos desigualdade.”
A primeira suplência do senador reeleito permanece com Jose Samuel Alcolumbre, o Josiel, e a segunda suplência será ocupada por Breno Barbosa Chaves Pinto.