Em Macapá, a candidata a presidente da República, Marina Silva (Rede) disse que seu governo fará uma reavaliação do Refis, o programa que permite às empresas refinanciar suas dívidas de tributos. Marina passou o sábado, dia 18, no Amapá onde acompanhou o primeiro comício da campanha dos candidatos ao governo do Estado Davi Alcolumbre, ao senado de Randolfe Rodrigues (Rede) e Sebastião Rocha e demais candidatos da coligação “Trabalho e União pelo Amapá”.

TORK E A SAÚDE DO ESTADO
A secretária-geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e promotora da Promotoria de Defesa da Saúde, Ivana Cei e Fábia Nilci, respectivamente, participaram na sexta-feira, dia 17, no Palácio do Setentrião, de uma reunião com o governador do Amapá em exercício, desembargador Carlos Tork. No encontro foram tratados temas diversos sobre a saúde pública na capital e nos municípios do interior, presentes também membros do Judiciário, prefeitos e secretários estaduais e municipais da pasta.

AGILIDADE E INTERESSE
Concluindo a agenda de compromissos como governador em exercício o desembargador Carlos Tork conduziu duas reuniões ainda na sexta-feira, no Palácio do Setentrião. A primeira agenda tratou dos repasses do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) para o Fundo Municipal de Assistência Social de Macapá, com a participação dos gestores da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast).

DEMÚNCIAS PELO WHATSAPP
Desde quinta-feira, dia 16, quando começou a campanha nas ruas, que o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) passou a receber denúncias de irregularidades pelo WhatsApp, no número (96) 98134 5151. Cidadãos podem enviar notícias sobre compra de votos, transporte ilegal de eleitores, distribuição de cestas básicas em troca de votos, e outros ilícitos. Pelo canal, não serão recebidas chamadas, apenas mensagens, documentos e arquivos de imagem, áudio e vídeo.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
O Brasil registra 600 casos de violência doméstica todos os dias e, a cada duas horas, uma mulher morre violentamente no país. Em Macapá centenas de pessoas participaram no sábado, dia 18, no Centro de Macapá, de uma caminhada em homenagem à policial Emily Karine de Miranda Monteiro, morta pelo ex-companheiro, o também policial Kássio Mangas. A caminhada foi organizada por militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), onde Emily Karine era lotada. A manifestação começou na Praça da Bandeira.

31 PARTIDOS DISPUTAM VAGAS NA ASSEMBLEIA
31 dos 33 partidos regularmente registrados no Tribunal Regional Eleitoral pediram registro de candidaturas de filiados para as disputas de cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. Apenas o PCB e o PRTB não estão na “briga”. As convenções daqueles partidos selecionaram 504 candidatos entre os filiados sendo que, destes, 23 buscam reeleição, 9 já foram deputados noutras legislaturas e 472 ainda não exerceram mandato de deputado estadual.