Josiel Alcolumbre – Jornalista
Depois de tantos pontos negativos, referentes à atual administração do município de Macapá, levantados por moradores de vários bairros e parlamentares, vereadores do município, o prefeito resolveu reagir de uma forma pouco crível e através de peças publicitárias veiculadas pela TV.
Nas peças publicitárias divulgadas o prefeito mostra fotografias e filmagens feitas quando das inaugurações de prédios do setor saúde, especialmente UBSs, com apanhados panorâmicos, sem dizer se estão abertas para o atendimento da população e se abastecidas e com profissionais médicos/paramédicos suficientes para atender àqueles que procuram atendimento.
As evidências, mesmo com informações incorretas, mostram que não se trata de uma informação direcionada à população, mas, uma vontade do prefeito de mostrar que está fazendo, ou fez, alguma coisa para a população que se mostrar irritada com a situação que perdura sem perspectiva de melhora ou cessação das dificuldades.
A peça publicitária mostra, de cima e de longe, a UBS do Bailique em uma clara pretensão de justificar o desleixo atual que lhe foi atribuído pelos vereadores do município, uma clara referência à UBS fluvial que foi encontrada, depois de 2 anos “desaparecida”, sem atender um único ribeirinho, em um ancoradouro precário no Igarapé da Fortaleza.
A peça publicitária veiculada semana passada não reflete a realidade atual, não atende o interesse público e não justifica as dificuldades que a população está enfrentando para ser atendida nas unidades de saúde do município de Macapá.
Um momento é difícil para a administração municipal, o orçamento é curto para todas as necessidades administrativas e da população, e parece que o prefeito procura, por caminhos errados, mostrar efetividade em um ambiente que disse que conhece e que, pelo menos até agora, não fez qualquer diferença para melhor.