Josiel Alcolumbre – Jornalista
Esta semana estive nos Estados Unidos da América, em Houston, a cidade mais populosa do estado do Texas e a quarta mais populosa dos Estados Unidos. Houston é a sede do Condado de Harris e possui território nos condados de Forte Bend e Montgomery.
O nome da cidade é uma homenagem ao então presidente da República do Texas, general Sam Houston, que comandou a batalha de San Jacinto, que ocorreu a 40 quilômetros ao leste de onde a cidade foi estabelecida.
Na qualidade de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá e com interesse nos momentos que antecedem a exploração do petróleo na costa do Amapá pela Petrobrás, tive a oportunidade de participar do evento de integração promovido pela FGV Energia, com o objetivo de otimizar a participação de todos os brasileiros que estavam no Texas.
Presentes estavam, o governador de Sergipe, parlamentares brasileiros, como o deputado federal, pelo Amapá, Delegado Inácio, além do Cônsul do Brasil no Texas, entre outras autoridades.
Ainda estava presente o representante do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Sr. Roberto Ardenghy; a diretora de estudos de petróleo e gás da EPE, senhora Heloisa Esteves, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Paulo Bengtson, representando a Apex, o senhor Floriano Pesaro.
O encontro promovido pela FGV e parceiros tratou de prévias dos assuntos que seriam levados pelos representantes brasileiros às Plenárias da OTC 2023.
O interesse da indústria mundial offshore no Brasil foi sentido na pele durante a OTC Houston 2023. O evento dedicou um painel inteiro para debater as oportunidades de atividades offshore no país e a recepção do público superou até mesmo as previsões mais otimistas.
Para um auditório lotado, inclusive com algumas pessoas em pé, alguns dos principais nomes do setor de óleo e gás do Brasil falaram sobre como as petroleiras instaladas no país estão planejando fortalecer o investimento em energia offshore.
Com projeções animadoras apresentadas por executivos da Petrobrás, Shell e ExxonMobil, o público que acompanhou o painel saiu com um sentimento positivo e boas perspectivas de novos investimentos.