Josiel Alcolumbre – Jornalista
O domingo próximo, dia 14 de maio, será especial para muitos e de lembranças fortes para tantos.
O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de maio, portanto o próximo domingo. O Dia das Mães é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães pela dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos diariamente.
É comum no Dia das Mães os filhos fazerem surpresas às suas mães, dando presentes ou organizando atividades que demonstrem toda a admiração que sentem por ela.
O decreto que oficializou o Dia das Mães no Brasil foi assinado pelo presidente Getúlio Vargas em 5 de maio de 1932 e recebeu o n.º 21.366. Embora a data tenha sido criada oficialmente na década de 1930, o primeiro registro de comemoração do Dia das Mães de que se tem conhecimento em nosso país é de 1918.
Segundo os registros que chegam ao nosso conhecimento o Dia das Mães foi criado como uma forma de homenagem à vida de Ann Jarvis. O falecimento dela, em 9 de maio de 1905, afetou bastante a sua filha, Anna Jarvis. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe.
Apesar de ter sido oficializado o Dia das Mães no Brasil por um Decreto Presidencial, não demorou para que o comércio assumisse o protagonismo da data, vendo mais uma oportunidade de negócio, e bom negócio. Atualmente é considerada uma data muito importante para o setor, aproximando-se bastante das vendas no período do Natal.
No momento as homenagens às mães têm como principal charme a construção de frase emocionantes ou emocionadas para fazer a grande homenagem. Então, hoje, deixo um grupo de frases que se complementam para quem sabe, ser uma das que poderia ser escolhida pelo leitor: desde a simples “amor mais bonito que existe!”, combinado com combinado com Feliz Dia das Mães para todas vocês, que fazem desse sentimento o mais belo de todos. O tempo passa, a vida passa, somente o amor de mãe permanece e persiste vencendo aos desafios para jamais deixar nada faltar.