A programação inicia em Oiapoque, abordando Prestação de Contas, Candidaturas e Participação Feminina na Política
No mês de novembro, a Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), realizará o projeto “Política e Cidadania: Responsabilidades de Todos”, a partir da capacitação de pretensos candidatos às Eleições Municipais de 2024.
Membros de partidos políticos, advogados, contadores e outros interessados na área terão oportunidade de atualização e conhecimento das novidades para as eleições de 2024.
As atividades iniciarão no Norte do Estado, em Oiapoque, nos dias 9 e 10 de novembro, no Fórum da Comarca do município. Para participar, basta se inscrever em um link disponibilizado no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá.
Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) serão os responsáveis por ministrar os cursos que abordam os temas de Segurança do Voto Eletrônico, Candidaturas e Participação Feminina na Política, Prestação de Contas, Propaganda Eleitoral e Desinformação e Fake News.
O próximo destino da capacitação política para as eleições municipais é Laranjal do Jari, nos dias 16 e 17 de novembro. Outros locais que receberão a atualização são as sedes dos municípios de Amapá (22/11), Porto Grande (24/11) e a capital Macapá (29/11), local de encerramento do projeto.
O projeto “Política e Cidadania” surgiu em 2015 com o intuito de capacitar os pretensos candidatos às eleições e membros de partidos políticos. Apresentando, a partir de uma linguagem acessível, os conhecimentos jurídicos e administrativos do processo eleitoral, o curso oferece o acesso às informações pertinentes e os passos necessários para que concorram a um cargo eletivo, focando nos pontos mais relevantes que envolvem um pleito eleitoral.
A cada edição, o conteúdo da formação é atualizado com a nova legislação e novos cenários políticos do país.
Além do projeto “Política e Cidadania”, a Corregedoria Regional Eleitoral do Amapá (CRE-AP), desembargador Carmo Antônio, no cargo desde o dia 6 de março de 2023, estará no município promovendo o projeto “Basta a todo tipo de assédio”, uma ação conjunta de sensibilização, enfrentamento das formas de assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho.