Rodolfo Juarez
Hoje, dia 17 de novembro de 2023, das 8:00 às 19:00 horas, horário de Brasília, realizar-se-ão as eleições no Sistema Confea/Crea e Mútua, no Estado do Amapá, para os cargos de presidente do Confea, presidente do Crea Amapá, diretor-geral da Mútua no Amapá e diretor administrativo da Mútua no Amapá.
Seis candidatos, cinco engenheiros e uma engenheira, estão habilitados para a disputa da Presidência do Confea; dois candidatos, os dois engenheiros, estão habilitados para disputarem a Presidência do Crea/AP; dois engenheiros disputam a Diretoria-Geral da Mútua no Amapá; e, um engenheiro e um geólogo, disputam a Diretoria Administrativa da Mútua no Amapá.
Os eleitores registrados votarão eletronicamente, no site votaconfea.com.br, utilizando uma senha previamente conhecida e informada a cada eleitor em condições de votar. A senha foi informada com a antecedência necessária para que o eleitor exerça o direito de votar no modo online.
As eleições para presidente do Confea chamam mais atenção das lideranças nos estados com maior concentração de profissionais com direito a voto. Assim, as campanhas nos estados do Sul e do Sudeste são muito notadas para o cargo de presidente do Confea, enquanto nos estados do Norte, especialmente no Amapá, que demonstra potencial de votantes em torno de 600 eleitores, para os cargos diretivos do Crea-AP e da Mútua-AP.
Para votar nas quatro últimas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, compareceram: em 2012, 511 eleitores; em 2014, 475 eleitores; em 2017, 556 eleitores; e, em 2020, 549 eleitores.
Nas eleições do Crea/AP de 2014 e 2020, os candidatos que estavam na Presidência do Crea/AP foram para a reeleição, com o detalhe de que houve uma queda no comparecimento. Essas anotações levam a cravar uma expectativa de, como dito antes, 600 eleitores votando nos candidatos aptos.
Estão na disputa para Presidência do Crea/AP os engenheiros civis Elias Correa dos Santos e José Amarildo Nunes Magalhães; para diretor-geral da Mútua-AP engenheiros civis Manoel Ferreira da Conceição Neto e Paulo Roberto Uchoa Dias Júnior; e para diretor-administrativo da Mútua-AP, engenheiro agrônomo Jeferson Almeida Brito e geólogo Paulo Cesar da Silva Gonçalves.
O atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amapá – Crea-AP é o engenheiro civil Edson Kuwahara, que ficará no cargo até a posse daquele que hoje será eleito. Na direção-geral da Mútua-AP está o engenheiro Luis Alberto Freitas Pereira, que também ficará no cargo até a posse do eleito hoje.
A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977.
O exercício das profissões de Engenheiro e Engenheiro Agrônomo é regulado pela Lei 5.194/66. Outras profissões regulamentadas têm a sua prática fiscalizada pelo Sistema Confea/Crea como as de: geólogo, geógrafo, meteorologista, segurança no trabalho.
As atividades exercidas pelos profissionais do Sistema Confea/Crea são caracterizadas por um elevado grau de interesse social e humano já que afetam, diretamente, a segurança e a incolumidade pública e, como profissões jurisdicionadas ao Crea, este interesse não é individual, é coletivo e social.