A medição é feita a cada dois anos e o Amapá foi um dos estados que apresentou queda no desempenho dos alunos.
O Amapá foi um dos sete estados, além do Distrito Federal, que apresentou queda no desempenho de alunos do ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. O indicador é o principal medidor do ensino no país e o resultado do ano passado caiu 0,1 ponto quando comparado ao último indicador, de 2015.
Os números são referentes ao ensino médio na rede pública, mas quando comparados os dados da rede estadual e privada, a queda segue a mesma, porém com números maiores, de 3,3 para 3,2. Somente nas escolas particulares, o indicador foi positivo, subindo de 5,0 para 5,4.
Os dados do Ideb são calculados numa escala que vai de 0 a 10 e divulgados a cada dois anos com base nas informações repassadas pelo Censo Escolar e avaliações de desempenho. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) não quis comentar o resultado do Censo.
De acordo com os dados, além do Amapá e DF tiveram queda no Ideb em dois anos: Roraima, Amazonas, Pará, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Índice de desenvolvimento do ensino médio no estado é o 4º pior do país, atrás apenas de Bahia (2,7), Pará (2,8) e Rio Grande do Norte (2,9).
Ensino fundamental
Os números do Ideb também revelaram dados do ensino fundamental, divididos em duas etapas: anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano). Nos anos iniciais, houve crescimento de 0,1 de o ponto, saindo de 4,3 para 4,4, e nos anos finais o índice de 3,5 foi mantido.
Durante a apresentação dos dados em Brasília, o ministro da Educação, Rossieli Soares, apontou que com os indicadores é nula as chances das metas para o ensino médio serem cumpridas.
“Neste formato, neste ritmo nós não cumpriremos as metas em 2021. Se continuarmos desse jeito, não cumpriremos em décadas. […] O ensino médio está estagnado. A discussão do modelo tem a ver com isso. É nítido que temos uma estagnação”, pontuou o ministro.
Melhores desempenhos
O levantamento mostrou ainda as escolas públicas com a maior evolução nos últimos dez anos, período em que foi implantada a metodologia.
O melhor Ideb ficou com a Escola Estadual São Paulo, (5,7) localizada em Santana (com 5,7), seguida pela Escola Municipal Professora Lúcia Neves Deniur (5,4), que fica em Macapá, e pela Escola Municipal São Pedro (4,8), em Pedra Branca.