40 empreendedores certificados estão expondo produtos no maior evento de inovação, sustentabilidade e tecnologia.

Pavilhão da Bioeconomia conta com 40 empresas que levam o Selo Amapá (Foto: Aog Rocha/GEA).

O maior encontro mundial sobre inovação e tecnologia, o Startup 20 no Amapá, contou com o Pavilhão da Bioeconomia, que apresentou os empreendimentos amapaenses que valorizam o uso sustentável da matéria-prima local. Nele foram apresentados  presentes 40 empresas que levam o Selo Amapá, iniciativa do Governo do Estado que identifica e fortalece a produção regional.

Dentre os produtos expostos era possível encontrar açaí e seus derivados, chocolates, cafés, chopp gourmet, mel, palmito, biscoitos, bags, gengibirra, madeiras, fitoterápicos, placas fotovoltaicas, entre outros itens e serviços.

Organizado pelo Governo do Estado e Sebrae-AP, o Pavilhão é mais uma ação para evidenciar o potencial da produção local, incluindo os que levam o Selo Amapá, a fim de estimular a geração de negócios, e prospectar futuras vendas no mercado nacional e, especialmente, no mercado internacional.

 

Trabalhando com produção de móveis a partir de rejeitos de madeira, o empreendedor Lizanias Cabral da Empresa Los Hermoes Rustic comemora o movimento na exposição. Ele foi um dos empreendedores que iniciou tratativas para futuras exportações dos produtos ao mercado externo.

A Flor de Samaúma, empresa que fabrica “açaí tinto”, o vinho a partir do açaí, também recebeu muita atenção dos visitantes, especialmente, por quem aproveitou para degustar ou adquirir o produto.

De acordo com a empreendedora Júlia Efinny, uma empresa da Guiana Francesa quer estreitar as relações com a Flor de Samauma, para fazer importação do produto amapaense para a empresa dele. O Amapá, por meio do município de Oiapoque, é a única fronteira do Brasil com a União Europeia.

O Selo Amapá é um certificado que atesta a origem e agrega valor econômico e ambiental aos produtos genuinamente amapaenses. A marca também garante produtos com matéria-prima da biodiversidade local – de origem animal, vegetal e mineral – um fator que gera reconhecimento no comércio nacional e internacional.

Visitando o Amapá pela 1ª vez, Rodrigo Henriques, que participa do evento representando a Federação Nacional dos Servidores do Banco Central, conta que ficou encantado com os produtos do Amapá e o potencial das startups locais.

 Startup20

O grupo, criado sob a presidência da Índia no G20, atua com o objetivo de levantar preocupações sociais e econômicas de diferentes países aos líderes das maiores economias do mundo, conectando ecossistemas de inovação do mundo inteiro.

Em outubro, durante a 52ª Expofeira do Amapá, representantes do Governo do Estado assinaram uma Carta de Intenção que formalizou a realização do encontro em solo amapaense.

Atualmente, são membros da organização: União Europeia, Brasil, Estados Unidos, China, Canadá, França, Argentina, Alemanha, México, Indonésia, África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Itália, Índia, Rússia, Arábia Saudita, Reino Unido e Turquia.