35% dos municípios que adotaram a medida têm mais de 50 mil habitantes.
O município de Luziânia, localizado em Goiás, entrou recentemente para a lista das 103 cidades brasileiras de adotaram a “Tarifa Zero” no serviço de transporte coletivo realizado por ônibus. A prefeitura liberou as catracas e passou a oferecer transporte gratuito para quem deseja se locomover na cidade desde 27 de novembro de 2023.
Um levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em novembro do ano passado mostrava que, no país, dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, 14 possuem municípios que adotam a tarifa zero, seja de maneira universal (nos sete dias da semana) ou em dias determinados da semana ou para grupos específicos, totalizando 103 cidades.
O levantamento mostra ainda que o perfil das cidades que adotaram a tarifa zero é de poucos habitantes. A maioria, cerca de 65%, tem menos de 50 mil moradores e está concentrada na região Sudeste, sobretudo em São Paulo e Minas Gerais.
103 cidades em 14 estados já adotam a catraca zero. Pelo menos 88 municípios brasileiros têm catracas 100% liberadas, ou seja, tarifa liberada par todos em qualquer dia da semana, segundo a NTU. Também de acordo com a NTU, capitais não tem grande adesão à nenhuma modalidade de tarifa zero nos ônibus: apenas 5 adotam o sistema e com restrições. São elas:
Em Belo Horizonte (MG), as tarifas são zeradas somente nas linhas que atendem vilas e comunidades periféricas;
Em Florianópolis (SC), as tarifas são zeradas apenas no último domingo de cada mês;
Em São Luís (MA), somente trabalhadores com cartão do Programa Expresso Trabalhador não pagam passagem;
Em Maceió (AL) as tarifas são zeradas para todos apenas aos domingos;
Em Palmas (TO), as catracas são livres apenas aos domingos e feriados.