São 55 candidatos a prefeito, 55 candidatos a vice-prefeito e 1470 candidatos a vereador.

Está definido o número de candidatos ao cargo de prefeito e de vice-prefeito para os 16 municípios do Estado do Amapá.

Macapá (8 candidatos), Oiapoque e Ferreira Gomes (5 candidatos cada), Porto Grande, Santana e Vitória do Jari (4 candidatos), Amapá, Calçoene, Cutias, Mazagão e Pracuúba (3 candidatos) e Itaubal, Laranjal do Jari, Pedra Branca, Serra do Navio e Tartarugalzinho (2 candidatos cada).

São 16 vagas par prefeito, 16 vagas para vice-prefeito. Apenas Macapá, que tem mais de 200 mil eleitores aptos, pode necessitar de segundo turno caso nenhum dos oito candidatos consiga a maioria simples na eleição, representado por 50% do total de votos válidos + 1 voto válido.

Macapá

Com 310.818 eleitoras e eleitores aptos a votar, Macapá foi o único município do Estado que apresentou redução no número de eleitores quando se compara com as eleições de 2022 quando o TSE contou 311.547 eleitoras e eleitores aptos a votar no pleito Regional e Nacional.

Macapá, também, é o município que tem o maior número de candidatos ao cargo de prefeito e ao cargo de vereador. São oito candidatos a prefeito e 265 candidatos a vereador. Os candidatos a prefeito de Macapá, onde é possível celebrar coligações, estão distribuídos em 4 coligações e 4 partidos “solteiros”.

Os candidatos e respectivas coligações ou partidos, a prefeito e vice-prefeito, já foram destacados na edição anterior do JAA.

Santana

O segundo colégio eleitoral, Santana, conta com 84.930 eleitoras e eleitores aptos a votar no dia 6 de outubro. O município apresentou para o eleitorado 4 candidatos a prefeito: 2 apontados por coligação; um  apontado por federação e um quarto apresentado por partido “solteiro”.

O candidato Bala Rocha, que traz como vice, Isabel Nogueira, vai para a urna eletrônica com o n.º 11 e sendo cabeça de chapa da coligação SANTANA É DAQUI PRA MELHOR formada por partidos e duas federações: PP/Federação Fé Brasil (PT/PTdoB/PV)/PSD/MDB/Federação(PSOL/REDE)/PDT/SOLIDARIEDADE/UNIÃO BRASIL/REPUBLICANOS.

O candidato José Roberto, que traz como vice Major Marcelo, vai para a urna eletrônica com o n.º 20 e sendo cabeça de chapa da coligação CORAGEM E OUSADIA POR UMA NOVA SANTANA, formada por dois partidos PODEMOS/PSB.

O candidato Neném do Frango, que traz como vice a Professora Regina, vai para a urna eletrônica com o n.º 25, sendo cabeça de chapa do PRD.

O candidato Rariomar Raridade, que traz como vice Zuzu, vai para a urna eletrônica com o número 45, sendo cabeça de chapa da Federação PSDB/CIDADANIA.

Vereadores

As 174 vagas para o cargo de vereador dos respectivos 16 municípios do Estado do Amapá tem habilitados para disputá-las 1470 candidatos, o que dá, em média, 9 concorrentes para uma vaga. Macapá oferece o maior número de vagas (23), mas tem o maior número de concorrentes (265). São 12 concorrentes para cada vaga.

O quadro apresentado foi elabora por Rodolfo Juarez.