Rodolfo Juarez

 RÁDIO & TV

Está confirmado para o dia 30 de agosto, sexta-feira, o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Os partidos políticos e candidatos esperam por esse momento com as peças de divulgação prontas e acreditando que, essa peças haverão de fazer toda a diferença na campanha. E, às vezes, faz mesmo!

ABSTENÇÃO

Conforme destaca o Glossário do TSE, o índice de abstenção eleitoral é calculado como o percentual de eleitores que, tendo direito, não se apresentam às urnas. É diferente dos casos em que o eleitor, apresentando-se, vota em branco ou anula o voto. Pois bem, é isso que deve ser enfrentado em Macapá. Em 2020 a abstenção chegou aos 33,99%.

BRANCO & NULO

Muitas pessoas se confundem sobre a definição e as consequências dos votos em branco e nulo, bem como em relação às abstenções computadas em cada eleição. Em razão disso, realizam escolhas baseadas em motivos imprecisos, desperdiçando a oportunidade do efetivo exercício da cidadania através do voto.

BRANCO & NULO (II)

O voto em branco acontece quando o eleitor aperta a tecla “branco” na urna eletrônica e depois confirma. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número inexistente entre os candidatos ou partidos (no caso do voto em legenda) disponíveis para serem votados, confirmando em seguida.

CANDIDATOS A PREFEITO DE MACAPÁ

As eleições municipais de 2024 para prefeito de Macapá, tem 8 (oito) candidaturas com pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral. São 4 candidaturas “solteiras” e 4 candidaturas em coligação. As solteiras são: Gian Franco e Carlos Clay, pelo PSTU; Jairo Palheta e Kaury Souza, pelo PCO; Sharon Braga e Daniela Fortunado, pelo NOVO; e Gilvan Borges e Bruno Dias, pelo AVANTE.

CANDIDATOS A PREFEITO DE MACAPÁ (II)

Os candidatos por coligações: MACAPÁ PRA TODOS NÓS, Aline 10 e o Coronel Adilton; TRABALHANDO PELO POVO, Dr. Furlan e Mario Neto; PRA FAZER + POR VOCÊ, Patrícia Ferraz e o Professor Morfeu; e MACAPÁ DA MUDANÇA, Paulo Lemos e Ivanéia Alves.