Rodolfo Juarez

 BALA ROCHA

O atual prefeito de Santana, Bala Rocha, é o único prefeito, dos seis que vão disputar a reeleição, que permanece no mesmo partido e vai levar como companheira de chapa Isabel Nogueira. Os outro cinco prefeitos que tentam a reeleição, dois deles., Bruno Mineiro e Ary Duarte, prefeitos, respectivamente, de Tartarugalzinho e Vitória do Jari, foram eleitos pelo DEM, que foi sucedido pelo UNIÃO BRASIL 44.

AS TROCAS

Antônio Furlan, de Macapá, trocou o CIDADANIA pelo MDB; Breno, de Oiapoque, trocou o PRTB pelo PSD; Júnior Lei, de Pracuúba, trocou o REPUBLICANOS pelo UNIÃO BRASIL. A expectativa, agora, é sobre o comportamento do eleitor que vai observar as campanhas e votar no dia 6 de outubro.

ABSTENÇÃO

Devido a tendência de crescimento observado para a abstenção de eleitores no dia da votação, isto é, a preferência do eleitor ficar em casa, em número muito maior que o comum, no dia da eleição, preocupa os candidatos. Para se ter uma idéia, na eleição de 2020, a votação, em segundo turno, do candidato vencedor, foi praticamente igual ao daqueles eleitores que ficaram em casa.

 NÚMERO COMPORTADO

A abstenção precisa voltar aos 15% nas eleições municipais. Não é possível se ter legitimidade em uma eleição em que mais de um terço do eleitorado ignora o processo e deixa pra lá e por conta dos outros dois terços que ainda têm o direito de votar em branco e votar nulo. Mas 15%, por outro lado, representa 85.773 eleitores que não vão votar.

QUOCIENTE ELEITORAL X QUOCIENTE PARTIDÁRIO

Para obter o quociente eleitoral, o interessado deve dividir o número de votos válidos, isto é, o dados aos candidatos, por 23, no caso de Macapá (23 é o número de cadeira oferecidas), o resultado vai servir de quociente para a divisão onde o total de votos do partido, passa a ser o dividendo da operação, o quociente encontrado e o quociente partidário.

BRANCO, NULO, LEGENDA E VÁLIDO

O voto branco é aquele que o eleitor escolhe votar branco, o voto nulo é aquele que o eleitor escolhe votar nulo e o voto de legenda (proporcional) é aquele que o eleitor vota na legenda (partido), o voto valido é aquele que o eleitor dá para o candidato que escolher quando estiver na cabine de votação.