São 172 candidatos e 92 candidatas que estão na luta para convencer o eleitor a escolhê-los no dia 6 de outubro.
Depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisou os pedidos de registro de candidatura e definiu que 7 estavam inaptos para concorrer, ficou definido o número de pretendentes às 23 vagas na Câmara Municipal de Macapá. São 264 os considerados “concorrendo”, sendo 172 candidatos ao cargo de vereador, correspondente a 65,15%, e 92 candidatas ao cargo de vereadora, o que corresponde a 34,85%.
Pelas regras atuais para as eleições municipais, os partidos não podem coligar para definir a escolha dos vereadores. Está permitido, desde que devidamente aprovado pelo TSE, a formação de Federação de Partidos. Nas eleições municipais deste ano, no Município de Macapá, apenas duas federações participam das eleições proporcionais: a Fé Brasil, formada pelo PT, PC do B e PV e a federação formada pelo PSOL e REDE. A Fé Brasil concorre com 19 nomes (12 candidatos e 7 candidatas), observando que teve uma candidata considerada inapta.
A federação formada pelo REDE/PSOL concorre com 22 nomes (sendo 15 candidatos e 7 candidatas), todos foram considerados aptos.
Com relação às nominatas apresentadas ao TSE, por partidos e federações, além daquelas duas federações já citadas, outras 13 nominatas, todas de partidos, foram apresentadas e identificadas mais 6 (seis) candidaturas consideradas inaptas para as disputas nas eleições de 2024: PP (uma), PODEMOS (uma), PL (duas) e o PSD (duas).
O quadro a seguir destaca todos os números desta notícia: