Rodolfo Juarez

 VISITA

Estiveram  na redação do Jornal Aqui Amapá os históricos dirigentes da Federação do Comercio do Estado do Amapá, que é responsável pelo funcionamento do Sesc e do Senac aqui no Estado. Recentemente a Fecomércio esteve, como entidade de ponta, na condução da Expofeira do Amapá 2024.

 TURISMO

Acaba de ser lançado para todo o Estado do Amapá o estudo/diagnóstico do “Turismo Amapá 2024”. No estudo/diagnóstico são consideradas todas as potencialidades de cada um dos 16 municípios. É mais uma janela que se abre para que o turismo, de tanto potencial no Amapá, se estabilize como modo de desenvolvimento.

DISPUTA SIMPLES

Em 5 dos 16 municípios amapaenses a disputa pelo cargo de prefeito em 2024 é tipo “esse” ou “aquele”. Itaubal, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amaparí, Serra do Navio e Tartarugalzinho, são os municípios. Dos 10 candidatos 4 são do União Brasil; 2 são do MDB; 2 do PSD e 2 do PRD.

NO BRASIL

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, do total dos 5.569 municípios, 2.748 (49%) terão somente dois candidatos. O estudo revela ainda que 11% dos municípios terão dois candidatos pela primeira vez. Os estados do Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte são estados com maior percentual desse tipo de disputa: 76%, 71% e 69% respectivamente.

SETE DIAS

O eleitorado está a sete (7) dias da eleição. É o momento para os candidatos darem o último “salve”. Este é o momento considerado decisivo para todos os que trabalham nas coordenações das campanhas e que estão acompanhando o crescimento ou o encolhimento dos candidatos. Hora de atuar.

OITO CANDIDATOS

Apesar de apenas 5 candidatos aparecerem no horário gratuito, para os partidos, no rádio e na televisão, os candidatos ao cargo de prefeito de Macapá são 8. Os outros três não aparecem porque os seus partidos não tem assegurado o tempo que os outros têm, por falta de representação na Cãmara Federal. Essa é uma das cláusulas de barreira.