As justificativas poderão ser presencial (nos cartórios locais) e on-line. Presenciais nos cartórios eleitorais de plantão.

No Amapá, as eleições municipais se encerraram no último dia 6 de outubro, porém, os cartórios eleitorais do Amapá funcionarão em regime de plantão no dia 27 de outubro, data do segundo turno das eleições municipais.

O serviço será voltado à eleitores que estão fora de seu domicílio eleitoral e precisam realizar a justificativa de ausência nas urnas neste 2º turno.

10.ª Zona Eleitoral onde os eleitores que tenham outro domicílio eleitoral e estiverem em Macapá poderão justificar, presencialmente, o voto. (Foto: Arquivo JAA).

O plantão presencial irá ocorrer em todos os Cartórios Eleitorais do Amapá, das 8h às 17h, obedecendo o horário de votação do próximo dia 27. Caso o município de origem do eleitor tenha segundo turno, ele poderá justificar a ausência de forma presencial, se assim preferir.

Justificativa on-line

Os eleitores também têm a opção de realizar a justificativa no dia da eleição pelo aplicativo e-Título, que, por meio da geolocalização, detectará que o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral.

Até o dia 26 de outubro, sábado, véspera do 2º turno, o aplicativo e-título pode ser baixado gratuitamente para smartphones ou tablet nas Plataformas iOS ou Android.

 Plantão de atendimento

Em todo Amapá, as dez zonas eleitorais funcionarão, em regime de plantão, das 8h às 17h no próximo domingo, 27, dia do 2º turno eleitoral. O eleitor que está fora do domicílio e preferir justificar presencialmente poderá procurar o cartório mais próximo.