Rodolfo Juarez
DIA DE TODOS OS SANTOS
A comemoração do Dia de Todos os Santos, 1.º de novembro, teve origem no século IV, na Antióquia, quando se recordavam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes. Nessa festa do calendário cristão, são lembrados e homenageados todos os santos e mártires, conhecidos ou não canonizados.
TODOS
No ano de 835 d.C., o papa Gregório IV decide dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ou reconhecidos oficialmente como santos pela igreja católica. Lembrar com honra e celebrar as pessoas que viveram uma vida de acordo com o evangelho é a motivação.
HALLOWEEN
O Halloween ou Dia das Bruxas é uma celebração cada vez mais popular no Brasil, e aqui as pessoas costumam seguir algumas tradições da festa norte-americana. As fantasias e as decorações assustadoras são encontradas nas festas desse dia. Sendo assim, muitos se fantasiam de seres monstruosos, vampiros, bruxas etc.
FERNANDO CANTO
O Amapá perdeu um dos seus mais brilhantes e talentosos intelectuais. Fernando Pimentel Canto morreu no dia 29/10/2024, aos 70 anos, vítima de câncer e de outras complicações. Ele era o presidente da Academia Amapaense de Letras – AAL, vice-presidente da Academia Maçônica de Letras e membro do Conselho Editorial do Senado. Deixa vasta obra literária e dezenas de músicas imortalizadas através do Grupo Pilão e de artistas como Zé Miguel, Osmar Júnior e Amadeu Cavalcante.
SETRAP
A Secretaria de Estado de Transportes – SETRAP, é o órgão do governo do estado encarregado de acompanhar a pavimentação e restauração rodoviária da AP-010, que sai de Macapá, passa pela Fazendinha e vai até Santana. Estão contratados com a empresa Construtora e Reflorestamento Rio Pedreira Ltda o serviço ao preço de R$ 99,7 milhões.
PRAZO
A obra que começou no dia 24 de novembro de 2023 vai completar um ano (metade do prazo) no próximo 24/11/2024. Está com o cronograma atrasado exigindo que seja feita um ajuste no mesmo para que as dificuldades dos usuários não aumentem ainda mais. Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) e Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Estado dos Transportes (SETRAP/GEA) são os financiadores.
FORTALEZA
A Fortaleza de São José de Macapá volta a passar por manutenção. O tempo vence as resistências das madeiras e dos agregados que constituem a estrutura do maior forte do Brasil. Manter em condições de visitação pelos residentes de Macapá e pelos visitantes que vêm à Capital é uma tarefa dos governos.