O evento aconteceu no sábado, dia 23/11, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.
Neste sábado, 23/11, durante a maior entrega de equipamentos realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Amapá, o governador Clécio Luís ressaltou que a aquisição, com mais de 2 mil itens, integra um esforço contínuo do governo do estado e da bancada federal para fortalecer a infraestrutura, impulsionar a economia local e reduzir desigualdades.
Durante a solenidade o governador assim se manifestou: “estamos vivendo o melhor momento de desenvolvimento no Amapá. Todos os municípios, sem exceção, estão progredindo. Isso é fruto de uma visão clara de crescimento que adotamos desde o início da nossa gestão. Os indicadores estão melhorando, refletindo um período de muito trabalho e dedicação, cujos resultados já começam a ser favoráveis”.
Ainda durante a solenidade de entrega dos equipamentos, o governador ressaltou que, para garantir o pleno funcionamento desses equipamentos, é necessário contar com uma ampla cadeia de serviços e de profissionais habilitados que inclui motoristas, operadores, pilotos e profissionais especializados atuando em diferentes setores, como a agricultura, e com impactos diretos na economia local ao promover mais empregos e dinamismo nos municípios.
Entre os itens entregues estão vans, caminhões-pipa, caminhões basculantes, caminhões varredores, motoniveladoras, caminhonetes Ranger e L200, além de patrulhas agrícolas, kits agropecuários e de pesca, e máquinas de produção.
A aquisição foi articulada pelo senador Davi Alcolumbre junto ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, cujo ministro é Waldez Góes.
O senador Davi Alcolumbre foi enfático ao afirmar que “estamos entregando equipamentos para 10 municípios, mas já realizamos entregas para todos os outros em outra oportunidade. Isso é fruto do trabalho conjunto, com nosso envolvimento em Brasília, buscando os recursos necessários para viabilizar o desenvolvimento do Amapá, que passa pela garantia das condições e equipamentos adequados”.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que os equipamentos entregues são voltados ao desenvolvimento do Amapá, alinhados com as vocações do estado e a inovação, com o Governo Federal trabalhando para viabilizar as entregas em parceria com os governos estadual, municipais e empresas locais.
Disse o ministro: “não é primeira entrega e nem será a última, mas essa é muito representativa. Já falamos aqui, 2 mil equipamentos, a maior entrega realizada até agora e uma das maiores do Brasil. Lógico que o pescador com rabeta tem mais condições, o agricultor com tratorzinho também, e o pescador e o apicultor, ao receber as condições necessárias, vão se viabilizar e participar do processo de desenvolvimento”
Os municípios que, através dos seus prefeitos e com testemunho dos vereadores, receberam os equipamentos foram: Amapá, Itaubal, Porto Grande, Ferreira Gomes, Vitória do Jari, Mazagão, Pedra Branca, Santana, Serra do Navio e Oiapoque.
Além desses municípios, associações, escolas famílias agrícolas e instituições de ensino, como a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e o Instituto Federal do Amapá (Ifap), também receberam equipamentos.
Para o senador Randolfe Rodrigues, “a disponibilidade das máquinas pelas prefeituras não permitirá que vias ou rodovias sejam interrompidas durante o inverno. Cada caçamba representa coleta de lixo e a respectiva melhoria na qualidade de vida dos cidadãos de cada um dos municípios. Como já foi dito aqui, o melhor momento que o Amapá está vivendo é este. Quem percorre os municípios vê o impacto das transformações que estão sendo feitas.”