Josiel Alcolumbre – Jornalista

A divulgação feita pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, na última semana de novembro de 2024, quando anunciou a certificação do “Abacaxi de Porto Grande” com reconhecimento de procedência, se tornou um passo importante para o cultivo do abacaxi e o desenvolvimento do setor primário do município.

O trabalho contou com apoio do Sebrae do Amapá, em conjunto com a Associação de Produtores de Abacaxi de Porto Grande (ASPA-PG) e em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

O município de Porto Grande é o maior produtor de abacaxi no Amapá e se destaca pela variedade pérola, com sabor adocicado e aroma marcante.

A conquista é o resultado de um trabalho de porte e robustez envolvendo o processo de consultoria, capacitação dos produtores e ações de divulgação. O depósito do pedido de reconhecimento, com todas as exigências e evidências, foi feito ao INPI em junho de 2023.

O resultado, anunciado na semana passada, reforça a qualidade do abacaxi de Porto Grande e abre portas para novas oportunidades de negócios para o produto, para o município e para a produção de abacaxi do Estado do Amapá.