Pedro da Lua (UB) é o novo presidente da Câmara Municipal de Macapá com Margleide Alfaia na vice.
Em sessão solene, presidida pela vereadora pastora Lea Pelaes (PDT), a Câmara Municipal de Macapá realizou na quarta-feira, 1.º de janeiro, a posse dos 23 vereadores que formam a XIV Legislatura (2025-2028).
Na solenidade também foram empossados o prefeito de Macapá, Antônio Paulo de Oliveira Furlan (MDB), que foi reeleito em 2024, e o vice-prefeito, Mario Rocha de Matos Neto (PODEMOS).
Para a XIV Legislatura, dos 23 vereadores empossados, 13 assumem o mandato pela primeira vez ou voltam depois de ficar de fora da Legislatura anterior, compondo com os 10 vereadores reeleitos o conjunto de parlamentares do Município de Macapá que exercerão o mandato durante os 4 anos.
A vereadora Luana Serrão (UB) foi quem fez o discurso de apresentação dos vereadores eleitos para o período legislativo, na oportunidade enfatizou o papel do Legislativo Municipal no processo de desenvolvimento da cidade de Macapá, sede do município, e da zona rural. Também destacou o papel que a mulher exerce na política. A legislatura empossando conta com seis mulheres, 38% da representação.
O prefeito, empossado para mais um mandato, em seu pronunciamento reafirmou seu compromisso com a cidade e aproveitou para fazer um balanço do primeiro mandato e ainda o que pretende fazer no mantado em que toma posse, não esquecendo de destacar a importância do alinhamento republicano que deve existir entre o Executivo Municipal e o Legislativo.
Também participaram da solenidade o desembargador Adão Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, o vice-governador Antônio Teles Júnior, a procuradora de justiça Clara Banha Picanço do MP-AP, deputado estadual R. Nelson (PL) representando a Assembleia Legislativa, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Amiraldo Favacho, entre outras autoridades.
ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA
Logo após a solenidade de posse dos vereadores, foi realizada a Sessão para a eleição e posse da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Macapá para o biênio 2025-2026. O vereador Pedro da Lua (UNIÃO BRASIL) foi eleito presidente; a vereadora Margleide Alfaia (PDT) eleita vice-presidente; Japão Banha (SOLIDARIEDADE) eleito 2.º vice-presidente; Joselyo + Saúde (PP) eleito 1.º secretário; e Ruzivan Pontes (REPUBLICANO) 2.º secretário.