A proposta, que contém o novo formato do programa, visa redução do tempo de tramitação do processo.
O Governo do Amapá promoveu o 1° Encontro Estadual de Alinhamento do Fluxo de Processos dos Usuários do SUS que necessitam de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Durante o encontro, que ocorreu na quarta-feira, dia 6/2, foi apresentado o novo formato do programa e os profissionais capacitados com o objetivo de aprimorar o atendimento aos pacientes que precisam desse serviço.
Durante o encontro, foram detalhadas as novas diretrizes do TFD, visando melhorar a eficiência do processo e garantir um atendimento mais ágil. Antes, os processos passavam por três etapas até chegar à comissão autorizadora da Coordenadoria de Regulação, Controle e Avaliação. A expectativa é reduzir o tempo de tramitação.
Assim, o paciente que sai do consultório médico com laudo para TFD dará entrada no processo diretamente no Núcleo Interno de Regulação do hospital, e o processo seguirá diretamente à Coordenadoria de Regulação.
Dessa forma, diminui o tempo para tramitação do processo e o médico regulador já fará as tratativas necessárias com os médicos assistentes sobre requisitos exigidos.
Para Janeleide Barbosa, gerente do Núcleo de Regulação da Central Estadual de Regulação do Amapá, este é o caminho mais rápido e que atende às necessidades dos pacientes.
Tratamento Fora de Domicílio
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um programa instituído pelo Ministério da Saúde para fornecer passagens e ajuda de custo aos pacientes e seus acompanhantes que precisam de procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia, nefrologia, neurologia, traumatologia, ortopedia e iodoterapia dentro da especialidade de oncologia, através da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade, dentre outros procedimentos de média e alta complexidade regulados para outros estados.
Atualmente, cerca de 70% dos processos de TFD são para procedimentos oncológicos, como radioterapia. Com a inauguração do Centro de Radioterapia do Amapá, a tendência é zerar, neste item, a alta demanda para tratamento em outros estados.
O médico que indica TFD para o paciente deve preencher um laudo detalhado justificando a necessidade do tratamento. O processo requer documentação completa do paciente, incluindo resultados de exames, e seguirá para análise da comissão médica do TFD, que verificará se o procedimento é oferecido por meio de convênios ou contratos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com a Rede de Saúde do Amapá. Caso não tenha o tratamento disponível no estado, o TFD será autorizado.
Serviço
A Central de Tratamento Fora de Domicílio (CTFD) disponibiliza o e-mail para comunicação com os pacientes (ctfd@amapa.gov.br) e atendimento presencial no Super Fácil Zona Norte e Zona Sul. Além disso, os pacientes podem entrar em contato pelo telefone do Serviço Social do TFD: (96) 98410-4378.