Em seu primeiro discurso o presidente do Congresso elencou os seus objetivos no comando da Casa

Em seu discurso na cerimônia de inauguração do ano legislativo, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, elencou que um de seus objetivos será a pacificação do país em 2025.

Durante a abertura do ano legislativo houve a leitura das mensagens do Executivo e do Judiciário (Foto: Agência Senado)

Para Davi, a democracia é o meio pelo qual o respeito à diversidade é alcançado, a partir do diálogo entre os diversos campos políticos para a construção de soluções para as necessidades do povo brasileiro. Combate às desigualdades sociais, geração de emprego e renda, equilíbrio das contas públicas e consolidação da economia são os desafios do Congresso Nacional em 2025, segundo Davi Alcolumbre.

“Nosso dever é garantir que cada família tenha comida na mesa, que cada jovem tenha oportunidades, que cada trabalhador tenha segurança e dignidade. Devemos sempre entregar ao povo brasileiro uma vida melhor com trabalho, com saúde, com educação, com segurança e moradia digna”.

Para alcançar esses objetivos, Davi Alcolumbre afirmou que o país precisa de um Legislativo forte, que fiscalize as ações do Executivo, que proponha aperfeiçoamentos das leis e que também esteja aberto ao debate.

O mesmo respeito que deve haver dentro do Congresso, num espaço em que governistas e oposicionistas, apesar de divergirem, devem buscar consensos e soluções, também deve ser buscado nas relações entre todos os Poderes, com atuação dentro dos limites constitucionalmente previstos, defendeu o presidente do Congresso Nacional.

A recente controvérsia sobre emendas parlamentares ao orçamento ilustra a necessidade de respeito mútuo e diálogo contínuo. As decisões do Supremo Tribunal Federal devem ser respeitadas, mas é igualmente indispensável garantir que este Parlamento não seja cerceado em sua função primordial de legislar e representar os interesses do povo brasileiro, inclusive, levando recursos e investimentos a todas as regiões do país.

Além da manifestação de Davi Alcolumbre, a cerimônia de abertura do ano legislativo contou com a leitura das mensagens do Executivo e do Judiciário, além do discurso do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

(Da Rádio Senado, Alexandre Campos).