A Amazônia vai sediar o evento pela primeira vez e que acontece de 10 a 21 de novembro deste ano.
Desde 11 de dezembro do ano passado que a capital paraense, Belém, foi oficialmente confirmada como sede da Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
![](https://aquiamapa.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Foto-3-1.jpg)
Aspecto da cidade de Belém que passa por transformações estruturais para receber a COP 30 (Foto: Arquivo do JAA).
A decisão foi tomada em consenso durante a plenária da COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. Esta será a primeira vez que a Amazônia, um bioma crucial no combate às mudanças climáticas, vai sediar a COP.
O martelo foi batido nas Nações Unidas, através da candidatura do governo brasileiro, que indicou Belém para ser sede da COP30 em novembro de 2025. Os administradores paraense e, de resto, de todo o Brasil, têm muito trabalho pela frente.
O chefe do executivo paraense, Jader Barbalho, destacou que a COP em Belém será “a COP da floresta, na natureza, a COP da nossa gente”.
O dirigente paraense, segundo afirmativas repetidas, quer mostrar a capacidade para aproveitar a oportunidade, buscando soluções para o meio ambiente e para o povo amazônida.
A candidatura de Belém para sediar a COP30 foi anunciada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Helder Barbalho, do Pará, durante a COP27, em novembro de 2023, e posteriormente endossada pelo Grupo de Estados Latino-Americanos e Caribenhos em maio de 2023.
Em agosto de 2024, a capital paraense sediou a Cúpula da Amazônia (IV Reunião dos Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica) e os Diálogos Amazônicos, programação que teve a ampla participação da sociedade civil, com o objetivo de pautar a formulação de novas estratégias para a região.
A decisão reforça o compromisso global de enfrentamento das mudanças climáticas, com olhares do mundo voltados à região que é uma peça vital no equilíbrio ambiental.