Josiel Alcolumbre – Jornalista
A costa do Amapá tem potencial confirmado para a exploração de petróleo. Estima-se que a Margem Equatorial Brasileira, que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte, tenha 30 bilhões de barris de petróleo, praticamente confirmado pelas descobertas recentes de petróleo na costa da Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
A região é conhecida por sua rica biodiversidade e pela presença de comunidades tradicionais Os que são contra a exploração, alegam que a exploração de petróleo pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente, inclusive com danos permanentes na região, segundo técnicos da área federal.
Devido esta controvérsia, um estudo realizado em parceria com o Greenpeace Brasil revelou que 57,3 % dos entrevistados expressaram expectativas positivas sobre a exploração de petróleo na região. O estudo propõe alternativas econômicas sustentáveis para a região.
O petróleo pode impulsionar a economia do Amapá, mas para que os empreendedores locais aproveitem essa oportunidade, a qualificação é essencial, é o que diz o presidente do Sebrae do Amapá, Josiel Alcolumbre, do União Brasil, e suplente do senador Davi.
Garante o presidente que no Sebrae, todos estão atentos a essa nova realidade e trabalhando para que os nossos empresários locais estejam preparados para integrar a cadeia produtiva do setor de óleo e gás que há de vir.
A palestra ministrada pelo especialista Antônio Batista foi um grande sucesso, reunindo um público ávido por conhecimento e novas oportunidades. Para os dirigentes do Sebrae do Amapá, há necessidade de seguirem firmes, acreditando no desenvolvimento local, os empresários e o Sebrae do Amapá.