A MORTE DO PAPA FRANCISCO
O papa Francisco morreu ontem, segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos. O pontífice foi o 2º líder mais velho a governar a Igreja Católica em 700 anos. Com a saúde debilitada, sofria de problemas respiratórios. Foi internado em 14 de fevereiro no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, na Itália, para tratar uma bronquite, mas exames revelaram uma pneumonia bilateral. O religioso teve alta em 23 de março e estava em recuperação. Sua última aparição pública foi no domingo, 20 de abril, na bênção de Páscoa.
DESCOBRIMENTO
No dia de hoje, 22 de abril, se comemora o “Dia do Descobrimento do Brasil”, uma data que marca a chegada dos portugueses ao território brasileiro em 1500, liderados por Pedro Álvares Cabral. Ressalte-se que a chegada portuguesa não foi uma “descoberta” no sentido de encontrar um lugar inabitado, mas sim uma conquista para os portugueses.
CHEGADA DA FROTA
Em 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral, navegando em direção à Índia, chegou ao litoral sul da Bahia, em um local conhecido como Porto Seguro. No dia seguinte, 23 de abril, ocorreu o primeiro contato entre os portugueses e os indígenas da região, com um encontro descrito como pacífico, mas também com estranhamento e curiosidades.
PEDRA NO SAPATO
O deputado federal do PSOL, Ivan Valente, está querendo colocar “pedra no sapato” dos amapaenses que trabalham para que a Petrobrás comece o mais rápido possível os trabalhos de limpeza e, depois, o de perfuração para retirada do óleo cru que está nas minas da costa do Amapá.
PROJETO DE LEI
Ocorre que, o deputado federal do PSOL deu entrada em um projeto de lei na Câmara dos Deputados, o projeto de lei n.º 1725/2025, que busca proibir a oferta de novos blocos para exploração de petróleo e gás natural na Amazônia e obriga a recuperação ambiental das áreas com projetos de exploração em andamento na região.
EXTREMA ESQUERDA
A ala brasileira de extrema esquerda tem no deputado federal Ivan Valente, um dos seus principais militantes. Ivam Valente é professor de Matemática, engenheiro civil e é filiado ao PSOL. Antes, entretanto, era filiado ao PT, sigla pela qual se elegeu deputado estadual por São Paulo e duas vezes deputado federal por aquele mesmo estado.
FEDERAÇÃO
Nas eleições de 2022, PSOL e REDE se uniram e constituíram a Federação PSOL/REDE. Nas eleições municipais de 2024, em Macapá, uma coligação formada pelas federações PT/PCdoB/PV e PSOL/REDE apresentou um candidato a prefeito que conseguiu menos de 10% dos votos válidos, com o candidato Paulo 50 e elegeu um vereador como segundo mais votado. Randolfe Rodrigues foi eleito pela primeira vez para o senado pelo PSOL.