Josiel Alcolumbre – Jornalista

Está terminando o mês de abril, o quarto mês do ano.

Como as eleições de 2026 devem estar com as suas regras publicadas até um ano antes do acontecimento programado para o dia 4 de outubro de 2026, em seu primeiro turno, as regras, todas elas, devem estar publicadas até o dia 3 de outubro de 2025, ou seja, daqui a pouco menos de cinco meses.

Os amapaenses, principalmente aqueles que estão com a responsabilidade de cuidar diretamente dos interesses do estado, mais os representantes do estado no Congresso Nacional, os senadores, e os representantes do povo do Amapá, os deputados federais.

Senadores e deputados federais estão enfrentando uma jornada que precisa focar na defesa dos interesses do Amapá no que se refere à exploração do petróleo e o gás que têm fortes evidências de economicidade explorativa pela estatal brasileira, a Petrobras.

É um momento de acreditar no projeto. Acreditar no sentido de que o petróleo da costa do Amapá será extraído e que, antes de ser um projeto da Petrobras, é um objetivo de cada um dos que aqui moram.

Assumir essa condição, agora enquanto há tempo, significa uma preparação técnica-tecnológica, para se tornar aptos a ocupar as vagas de emprego que serão geradas tanto diretamente no processo de exploração, como naquelas atividades auxiliares, especialmente as voltadas para a construção civil e de segurança das espécies marinhas que podem ser afetadas pelo processo.

Todos devem ficar atentos e aproveitar as oportunidades de preparação que estão sendo oferecidas pelas universidades, escolas superiores, escolas técnicas e instituições que podem colaborar com o processo, pois, de forma direta, serão positivamente afetadas.

Atenção e preparação são as palavras de ordem para quem quer usufruir dos empregos e da renda que caminha na direção daqui.