Rodolfo Juarez

 CLARCK CHARLES PLATON

Engenheiro Civil, empresário e político Clarck Charles Platon morreu, na quarta-feira, dia 04/06, aos 94 anos, em Belém do Pará, onde residia atualmente. Clarck Platon era paraense de Santarém, mas, foi no Amapá que fez a sua carreira empresarial e política, para onde veio em 1982. Chegou a ser deputado federal em 1982, representando o Amapá.

POLÍTICO I

Clarck Charles Platon foi deputado federal pelo Amapá no período de 1982 a 1986, quando eram eleitos 4 representantes amapaenses para a Câmara Federal. Fizeram parte da bancada eleita em 15 novembro de 1981 além de Charles Platon que foi eleito com 15,27% dos votos válidos: Paulo Guerra (19,68%), Antônio Pontes 18,19% e Geovani Borges (13,29%), todos candidatos pelo PDS.

POLÍTICO II

Antes o Engenheiro Civil Clarck Platon havia sido candidato, pela ARENA, a uma das duas vagas na Câmara Federal para representar o Território Federal do Amapá. Para aquele pleito o Pacote de Abril dos governantes da época, havia determinado duas vagas por território federal. Platon não foi eleito, ficou em 2.º lugar com 20,19% dos votos. Paulo Guerra, com 25,35% dos votos foi eleito pela ARENA e Antônio Pontes, com 23,08% foi eleito pelo MDB.

EMPRESÁRIO I

Como empresário, fora um dos sócios da Platon Engenharia e Comércio Ltda, empresa da construção civil desde 1962, quando Macapá e o então Território Federal do Amapá começava a dar sinais de crescimento e desenvolvimento. Foi o engenheiro responsável por várias obras, entre as quais, as pontes nas ruas Cândido Mendes, São José, Tiradentes e Eliezer Levy, todas com mais de 50 anos e outras grandes obras.

EMPRESÁRIO II

Um dos primeiros conjuntos habitacionais, em Macapá, foi idealizado, concebido e construído com as responsabilidades técnicas e orientações empresariais, pelo engenheiro Clarck Charles Platon. Localizado no começo da Rodovia Duca Serra, o Parque Irmãos Platon é um dos maiores residenciais na zona urbana de Macapá.

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Dia da Língua Portuguesa é comemorado anualmente em 10 de junho. A data foi instituída pelo órgão legislativo do Estado Português no ano de 1981 como uma homenagem a Luís de Camões, que faleceu em 10 de junho de 1579, e é considerado uma das maiores figuras da literatura de língua portuguesa e um dos grandes poetas da tradição ocidental. A Língua Portuguesa também é homenageada em outras datas: 5 de maio – Dia Mundial da Língua Portuguesa; 21 de maio –  Dia da Língua Nacional e 5 de novembro – Dia Nacional da Língua Portuguesa.

 LUA CHEIA

Amanhã, dia 11/04, é dia de lua cheia. A Astronomia informa que, às 4h43 será registrado o fenômeno. A lua cheia é uma fase do ciclo lunar que ocorre quando a Lua está totalmente iluminada pelo Sol. Nesse momento, a Terra está posicionada entre a Lua e o Sol, e podemos ver a Lua totalmente iluminada.