Josiel Alcolumbre – Jornalista

Os acontecimentos desta segunda semana de junho e que termina hoje, sexta-feira 13, surpreendem até mesmo os mais incrédulos com o desenvolvimento do Amapá e a melhoria da qualidade de vida de seu povo.

São cada vez mais evidentes os interesses de brasileiros e não brasileiros, com experiência no setor de petróleo e gás, no modo econômico que está se prevendo para, daqui a pouco, contribuir com o enriquecimento da região e transformação do Amapá da condição de importador de produtos, para exportador de riquezas.

A parceria que o Sebrae e Petrobras entabulam servirá para impulsionar micros e pequenas empresas no setor de petróleo e gás, sustentado em um acordo que facilita o acesso de empreendedores às oportunidades de fornecimento, pela estatal, dos conceitos da moderna inovação, proporcionando o desenvolvimento regional e geração de empregos, aqui no Amapá, e em outras partes do Brasil.

Outro assunto que vinha mexendo com a curiosidade dos leitores era o desfecho das contas feitas pelo TRE do Amapá, referentes às eleições de 2022, e que foram corrigidas pelo STF, tendo como consequências a substituição de 4 deputados federais por outros 4 outros deputados federais. Na decisão o STF identificou inconstitucionalidade na regra adotada.

Não pararam por aí as novidades da semana, bem como as discussões sobre  o “ouro negro” acumulado. Uma empresa de grande know-how, do Rio de Janeiro, já marca presença no Estado, conversando com as autoridades, querendo também uma “fatia do bolo”. Essa empresa tem a maior base logística offshore privada da América Latina, já negocia expandir suas ações para o Amapá.

Nesse meio tempo houve espaço para que os deputados estaduais homenageassem os bombeiros militares, os policiais civis e as diversas equipes do SAMU que estiveram combatendo o incêndio em uma das torres da praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá.

Os militares e os civis foram homenageados por ter, na visão dos parlamentares estaduais, praticado atos de bravura, opinião com a qual, todos os daqui do JAA, concordam.