Rodolfo Juarez

 PETRÓLEO

A exploração de petróleo na costa norte do Amapá é um tema complexo, com perspectivas econômicas e desafios ambientais. O governo do estado busca equilibrar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade da região, buscando recursos para financiar a transição energética do país.

PESQUISA

Pesquisa Datafolha divulgada na 6ª feira (20.jun.2025) mostra que 59% dos brasileiros dizem que preferem trabalhar por conta própria. Já 39% afirmam que se sentem melhor ao ter vínculo empregatício. O levantamento foi realizado de 10 a 11 de junho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas em 136 municípios de todas as regiões do país.

ENTRE OS JOVENS

Conforme a pesquisa, a preferência pela autonomia é maior entre os jovens. Foi a resposta de 68% dos entrevistados na faixa etária de 16 a 24 anos. Entre as pessoas com mais de 60 anos, 50% afirmaram preferir ter um trabalho autônomo comparados a 45% que responderam querer um emprego com carteira assinada. …

PREÇO DA ENERGIA

Há informações de que o Executivo prepara uma medida provisória (MP) para evitar aumento no valor da conta de energia. A informação saiu na quarta-feira 18/06, depois de uma reunião entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e representantes do governo, dentre os quais o senador Randolfe Rodrigues.

EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO

A Petrobras está na expectativa da Avaliação Pré-operacional (APO) do Ibama em julho, último rito formal para a licença do Ibama para o bloco FZA-59 na Foz do Amazonas, onde a Petrobrás planeja perfurar um poço este ano. A informação é da agência Eixos.

RUMO AO AMAPÁ

A sonda destinada à operação já está a caminho do Amapá, com escala no Ceará para troca de tripulação. A previsão foi confirmada pela presidente Magda Chambriard em coletiva de balanço de sua gestão, reforçando que “tudo indica que o Ibama marcará a APO” em breve.

DIA NACIONAL DO POLICIAL E DO BOMBEIRO MILITAR

A data escolhida (24 de junho) remete ao falecimento do cabo Valério dos Santos Oliveira, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, que morreu, aos 36 anos, atingido por uma bala perdida durante uma reivindicação por melhores condições de trabalho e de salário, no dia 24 de junho de 1997, em Belo Horizonte. É assim desde 2017, quando a Lei nº 13.449, de 16 de junho de 2017 alterou a data comemorativa, até então celebrada no dia 21 de abril