Foram conferidos o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, da Ligajun, o 7º Forrozão do Primo Sebastian, da Fejufap, o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo da Fefap.

Promovido pelo governo estadual, o evento marca o início oficial das festividades de São João, na Capital (Foto: Jhon Martins/GEA).
A cidade de Macapá desde sexta-feira, dia 27/07, vê reforçada a programação das festas de época, com início da programação do Arraiá do Povo 2025. O espaço está preparado, com cara e rosto de roça, na área do Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá transformado em uma grande Cidade Junina que, logo no primeiro dia atraiu milhares de pessoas ao local celebrando a cultura pelo forró, pelas comidas típicas, parque de diversão e uma cidade cenográfica para as fotos.
O evento continua até 2 de julho, terça-feira, e marca o encerramento das festividades juninas de 2025 na capital, com uma programação diversificada buscando atender todas as idades.
Na abertura da programação a atração foi um verdadeiro show da banda Bonde do Forró, que interpretou sucessos do forró eletrônico e pôs todo mundo para dançar. Ainda na programação de abertura aconteceram as apresentações de Ramon Frazelli, do Dj Marco Famosinho e do intérprete Adenor Monteiro..
Famílias inteiras participaram da programação, aproveitando também os ambientes de comidas típicas e os espaços interativos montados no local.
O Arraiá do Povo atrai as populações de todas as sedes municipais e é comum se observar grupos de amigos formados por moradores da Zona Sul, área central de Macapá e de vários dos municípios mais próximos participando do evento.
A expectativa da organização é de que o Arraiá do Povo movimente milhares de pessoas durante os seis dias de programação, incentivando o turismo cultural e a economia criativa das áreas próximas. A segurança, infraestrutura e acessibilidade do evento também receberam reforços para garantir conforto e tranquilidade ao público.
O Arraiá do Povo 2025, que tem organização e patrocínio do Governo do Estado conseguiu, com esta providência, reunir em um único espaço três das principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); bem como, o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de eventos gratuitos envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.