O Grande Oriente do Brasil participou de momentos da história do Brasil: Independência, Abolição da Escravatura, Proclamação da República, Diretas Já, entre outras.

Ao longo da história, poucas são as instituições públicas e privadas que ultrapassaram os séculos desenvolvendo suas atividades ininterruptamente com os mesmos princípios, valores e práticas desde a sua fundação.

O grande Oriente do Brasil completou 203 anos (Foto e Fonte: Site do Grande Oriente do Brasil).

Maçons do Grande Oriente do Brasil, sentem-se honrados e orgulhosos pela trajetória dos antepassados, nestes 203 anos de fundação, dedicados ao trabalho em prol da sociedade brasileira e mundial.

Em sua trajetória, o GOB passou, participando, por grandes marcos da história brasileira como a Independência, a Proclamação da República, as revoluções internas, as guerras nacionais e mundiais, a Abolição da Escravatura, os Movimentos Sociais e Democráticos das Diretas e tantos outros, assim como pelas grandes crises econômicas, político-sociais e sanitárias, como a pandemia do Covid-19.

O ideal de desenvolvimento humano pelas melhores práticas, ligado aos princípios, filosofia e ensinamentos ritualísticos e culturais, por meio das ferramentas simbólicas, desde costumes antigos dos ancestrais fundadores, no desbastar do ser, vem contribuindo para a criação de grandes expoentes e líderes Maçons por todo o Brasil, desde 17 de junho de 1822, com a criação do Grande Oriente do Brasil, por José Bonifácio de Andrada e Silva e Joaquim Gonçalves Ledo, dois dos nossos maiores representantes.

A história do GOB registra que sempre buscou a liberdade do povo e de uma nação, contribuindo para a formação de um povo, com metas definidas sempre objetivando uma sociedade mais justa e organizada. Libertar e lutar contra a tirania da escravidão e democratização da nação através da criação de uma República, dentre outros grandes feitos.

Na atualidade, o GOB é a maior entidade social filantrópica do Brasil, reunindo esforços das Lojas Federadas e das entidades ligadas a estas e ao Grande Oriente do Brasil, sem contar as atividades filantrópicas e beneficentes das Fraternidades Femininas e outras entidades paramaçônicas.

Há um orgulho em se poder dizer que do GOB saíram outras valorosas potências reconhecidos que, assim como o Grande Oriente do Brasil, contribuem grandemente para o desenvolvimento do Brasil, como as Lojas confederadas à CMSB e à COMAB.

Sabemos de nosso compromisso assumido para contribuir com a sociedade de hoje com lutas e conquistas. Atualmente o GOB está vivendo momento único na sociedade e como tal, trabalhando para construir uma sociedade justa e igualitária, de acordo com as necessidades atuais e os enfrentamentos da sociedade moderna.

Por tudo isso, o Grande Oriente do Brasil, com suas milhares de Lojas por todo o território nacional, estará sempre alerta e com propósito progressista, preparado para construir novas possibilidades, a fim de manter vivos nossos princípios e valores na sociedade, na família brasileira e junto às pessoas da nossa Pátria.

Assim, queremos concentrar as comemorações dos 203 anos de fundação e poder dizer: viva o Grande Oriente do Brasil.