Josiel Alcolumbre – Jornalista
A Margem Equatorial Brasileira é uma região da costa do Brasil que se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá, considerada a nova fronteira exploratória para petróleo e gás.
Essa área inclui cinco bacias sedimentares: Potiguar, Ceará, Barreirinhas, Pará-Maranhão e Foz do Amazonas. A exploração da Margem Equatorial é considerada como uma oportunidade para garantir a segurança energética do Brasil e financiar a transição energética brasileira, enfrentando conhecidos desafios socioambientais.
A Margem Equatorial tem geografia especial e se constituiu de uma faixa costeira ao longo da costa norte do Brasil, próxima à linha do Equador, que se estende, como dito, do Amapá ao Rio Grande do Norte.
A região é considerada de grande potencial petrolífero e ideal para a indústria de óleo e gás devido às suas características geológicas, que são semelhantes às de áreas produtoras em outras partes do mundo.
As cinco bacias sedimentares da Margem Equatorial, pelos estudos já realizados, garantem segurança energética e tem potencial comprovado para assegurar o abastecimento de petróleo e gás para o Brasil, reduzindo a dependência de importações.
Dizer isso repetidamente tem sido uma constante aqui no editorial e nas notícias do Jornal Aqui Amapá, além de outros meios de comunicação, inclusive as redes sociais, no sentido de estabelecer a confiança social correspondente à confiança que precisa existir na geração de empregos e de melhoria da renda dos amapaenses e dos amazônidas em geral.
Estamos acompanhando de perto os estudos para a exploração de petróleo nessa área, com foco no Amapá. As vistorias das embarcações de apoio já foram concluídas e estão no aguardo de agendamento para Avaliação Pré-Operacional (APO), etapa considerada fundamental para garantir segurança ambiental da área.
Em recente conversa com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, percebi o otimismo da presidente com os avanços.
Persistir nos objetivos concernentes à agilidade, à responsabilidade e o compromisso com o Amapá e com o Brasil é a obrigação de todos.